0

O governo federal publicou nesta quinta-feira (27), no Diário Oficial da União, o edital da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o exame será aplicado no dia 19 de outubro e terá inscrições abertas de 7 a 18 de julho.

O Enamed é obrigatório para todos os estudantes concluintes dos cursos de Medicina no Brasil e tem como principal objetivo avaliar o desempenho dos formandos, verificando se adquiriram as competências necessárias para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). Os resultados também servirão como base para a formulação de políticas públicas voltadas à melhoria da formação médica no país.

A avaliação deve se tornar um instrumento estratégico para aferir a qualidade do ensino médico, especialmente diante da crescente expansão dos cursos na última década. Além de identificar gaps de aprendizagem, o Enamed também vai gerar indicadores sobre a capacidade dos futuros médicos de responder às demandas reais da saúde pública brasileira.

Segundo o Inep, o edital com todos os detalhes da aplicação já está disponível online. Instituições de ensino e estudantes devem ficar atentos aos prazos e às orientações específicas.

Lula determina translado do corpo de brasileira morta na Indonésia e promete revogar lei que impede apoio do governo

Artigo anterior

Corais do arquipélago de Alcatrazes retêm 20 toneladas de carbono por ano, revela estudo brasileiro

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Brasil