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O governo de Luiz Inácio Lula da Silva optou por não divulgar os dados sobre alfabetização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) neste ano. O Ministério da Educação (MEC), que já havia omitido essas informações no ano passado, havia prometido a publicação para 2025, mas agora informou que a divulgação será restrita.

De acordo com um ofício do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelas avaliações, serão publicados apenas os microdados referentes aos exames aplicados nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, bem como no 3º ano do Ensino Médio. Os resultados das provas realizadas com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, que avaliam níveis de alfabetização, não serão divulgados, o que deixou de fora uma das principais avaliações do desempenho educacional nas primeiras séries do ensino básico.

O Saeb é considerado uma das principais ferramentas para medir a qualidade da educação básica no Brasil, permitindo avaliar o desempenho dos estudantes em todo o país, além de possibilitar a comparação entre estados e municípios. A decisão de não divulgar os dados sobre alfabetização pode gerar críticas de educadores e especialistas, que apontam a importância desses dados para o diagnóstico da educação no país e para a formulação de políticas públicas mais eficazes.

A ausência desses resultados dificulta a análise do avanço na alfabetização dos estudantes brasileiros e pode impactar os debates sobre as melhorias necessárias no sistema educacional. O Ministério da Educação não se pronunciou detalhadamente sobre as razões para a omissão, mas a medida levanta questões sobre a transparência dos dados educacionais e a efetividade das políticas de alfabetização.

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