0

A primeira edição da Index – A Feira da Indústria da Bahia – será realizada entre os dias 27 e 29 de agosto de 2025, no Centro de Convenções Salvador, localizado na Boca do Rio. Com a expectativa de atrair até 30 mil visitantes, a feira promete ser um marco no setor industrial baiano, oferecendo uma plataforma de exposição de produtos e fechamento de negócios. O lançamento oficial aconteceu nesta quinta-feira (21), no Espaço de Convivência da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no Stiep.

A Index é fruto da parceria entre a Fieb e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Bahia (Sebrae-BA), e visa fortalecer a indústria estadual, que representa uma parte significativa do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia – R$ 76,5 bilhões (24,9% do PIB estadual) –, além de gerar mais de 457 mil empregos. Carlos Henrique Passos, presidente da Fieb, destacou que o evento tem como objetivo criar uma forte interação entre expositores e visitantes, promovendo a troca de conhecimentos e o incentivo a negócios no setor industrial. “A programação inclui estandes para exposição de produtos, rodadas de negócios, palestras técnicas e comerciais, além de ações voltadas ao conhecimento industrial”, afirmou.

A feira também buscará impulsionar setores menos desenvolvidos da economia baiana, como o agronegócio, com foco na agregação de valor aos produtos agrícolas locais. Humberto Miranda, presidente da Federação de Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), ressaltou a importância de transformar produtos como a banana, atualmente vendida principalmente in natura, em itens processados como geleias e doces, ampliando a rentabilidade e o mercado para os agricultores baianos.

O evento também se propõe a oferecer visibilidade para micro e pequenas empresas, que representam 94% das cerca de 21 mil empresas do estado. Tércio Calmon, coordenador de Indústria do Sebrae-BA, acredita que a presença de grandes e médias empresas atrairá um público diversificado, beneficiando também os pequenos negócios, especialmente aqueles do interior. “Muitas vezes, esses empreendedores não recebem a devida atenção, e a feira será uma oportunidade única para mudar essa realidade”, disse.

A expectativa é que a Index se torne o maior evento organizado pelo Sebrae Bahia, superando a antiga Bahia Expo. “Na última edição da Bahia Expo, ocupamos apenas uma ala do Centro de Convenções. Para a Index, nossa expectativa é dobrar esse espaço”, afirmou Franklin Santos, diretor técnico do Sebrae Bahia. A feira, além de estimular o mercado local, promete também ampliar a projeção de marcas e produtos baianos, refletindo diretamente no comércio, inclusive no digital, como ressaltou Luciano Giudice, superintendente de Atração de Investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE). “Precisamos garantir que os produtos baianos tenham mais espaço, especialmente nas plataformas online, que frequentemente oferecem mais produtos de outros estados do que da Bahia”, concluiu.

Com essa proposta inovadora, a Index surge como um dos maiores impulsionadores do desenvolvimento econômico da Bahia, reunindo em um único evento a indústria, o agronegócio e os pequenos negócios, além de reforçar a importância da sustentabilidade e do fortalecimento das cadeias produtivas locais.

Petrobras Aprova Pagamento de R$ 20 Bilhões em Dividendos Extraordinários aos Acionistas

Artigo anterior

Bahia Enfrenta Crise e Precisará se Recuperar Rápido Para Almejar Vaga na Libertadores

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Capital