0

Na manhã desta segunda-feira (21), um incêndio seguido de explosão na plataforma Cherne 1 (PCH-1), operada pela Petrobras na Bacia de Campos, no litoral Norte Fluminense, deixou ao menos 14 trabalhadores feridos com queimaduras e 32 profissionais necessitando de atendimento médico. A ocorrência foi divulgada pelo Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) por meio das redes sociais.

Segundo o coordenador-geral do sindicato, Sergio Borges Cordeiro, além das vítimas com queimaduras, outros 18 trabalhadores inalaram fumaça tóxica e precisaram ser levados a unidades de saúde. Um dos funcionários caiu no mar durante o acidente, mas foi resgatado com vida e consciente.

Do total de vítimas, 15 foram encaminhadas ao Hospital Público Municipal Dr. Fernando Pereira da Silva (HPM), em Macaé, e os demais foram levados ao Hospital Unimed, em Campos dos Goytacazes. Todos seguem sob observação médica e, segundo o sindicato, estão conscientes e com quadro estável.

A plataforma abrigava 176 trabalhadores no momento do acidente. Com a explosão, o escoamento de gás foi interrompido, de acordo com informações preliminares do sindicato.

Série de alertas ignorados

Em comunicado, o Sindipetro-NF alertou para uma sequência de falhas e incidentes recentes envolvendo plataformas da estatal. “Em menos de uma semana, foram vários alertas: plataforma interditada, amarrações perdidas e agora essa grave explosão”, afirmou a entidade.

O sindicato também cobrou investigações rigorosas e maior fiscalização das condições de segurança nas unidades offshore da Petrobras. Segundo Sergio Borges, o acidente desta segunda-feira acende um alerta urgente sobre a situação das plataformas na Bacia de Campos, uma das mais importantes regiões produtoras de petróleo do país.

A Petrobras ainda não divulgou comunicado oficial detalhado sobre as causas do incidente, mas deve se pronunciar após as avaliações técnicas e médicas serem concluídas.

O caso está sendo acompanhado por autoridades de segurança e saúde do trabalho, e uma investigação interna já foi iniciada para apurar responsabilidades e causas do acidente.

Entre as ruas e o altar: o legado complexo e transformador do papa Francisco

Artigo anterior

Dois jovens são mortos a tiros em Pau da Lima, em Salvador; autoria do crime segue desconhecida

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Notícias