0

Pesquisadores brasileiros descobriram um novo mecanismo pelo qual o coronavírus pode afetar diretamente a saúde reprodutiva masculina. Segundo um estudo realizado por cientistas da Faculdade de Odontologia da Unesp (FOAr) e da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, o vírus é capaz de invadir células testiculares responsáveis pela produção de testosterona, interferindo em seu funcionamento e transformando o metabolismo hormonal dos homens infectados.

As chamadas células de Leydig, localizadas nos testículos, são naturalmente ricas em colesterol — substância usada para a produção de testosterona. Ao invadir essas células, o coronavírus passa a usar tanto a estrutura interna quanto o colesterol disponível para se multiplicar, prejudicando a produção hormonal.

O estudo foi realizado com camundongos geneticamente modificados para expressar o receptor ACE2, a principal “porta de entrada” do vírus nas células humanas. Esses animais apresentaram sintomas semelhantes aos de humanos e mostraram grande concentração do receptor ACE2 nas células de Leydig, o que confirma a vulnerabilidade desses tecidos à infecção.

A infecção gerou uma transformação significativa: as células deixaram de produzir testosterona adequadamente e passaram a se comportar como células do sistema imunológico, mesmo estando repletas de lipídios — resultado de um aumento induzido na captação de colesterol.

Segundo a coordenadora do estudo, Estela Sasso-Cerri, da FOAr-Unesp, os achados explicam por que muitos homens com quadros graves de COVID-19 apresentam baixos níveis de testosterona e colesterol. A descoberta também contribui para entender por que a doença é mais severa e letal em pacientes do sexo masculino.

As conclusões, divulgadas pela Agência Fapesp, abrem novas possibilidades para o estudo dos impactos do coronavírus na fertilidade e saúde hormonal dos homens, mesmo após a infecção ser controlada.

Fisioterapeuta morre carbonizado em câmara hiperbárica nos EUA; causas são investigadas

Artigo anterior

Após retomadas de obras em Salvador, Jerônimo e Rui Costa entregam 260 moradias do Minha Casa Minha Vida, em São Gonçalo do Retiro

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Brasil