0

O presidente da França, Emmanuel Macron, encerrou nesta quinta-feira (28) a primeira viagem oficial ao Brasil e publicou um dos memes que viralizaram durante sua passagem pelo país ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Desde a última terça-feira, quando chegou ao Brasil, internautas fizeram memes com as fotos do francês com o líder brasileiro na Amazônia, afirmando que os registros eram semelhantes a ensaios de casamento.

“Algumas pessoas compararam as imagens da minha visita ao Brasil com as de um casamento, e eu digo a elas: foi um casamento! A França ama o Brasil e o Brasil ama a França”, declarou o presidente francês.

Emmanuel Macron agradeceu Lula e a primeira-dama Janja, e todos os brasileiros que conheceu no país pelo acolhimento. Macron também fez um balanço de sua visita ao Brasil. Durante três dias, ele visitou Belém, onde citou a “Amazônia compartilhada” entre os dois países e a determinação comum de “lutar pela floresta e pelas pessoas”. Ele também mencionou o lançamento do submarino Tonelero, em Itaguaí–RJ, e “as discussões extremamente proveitosas” nas áreas de economia, cultura e intelectual em São Paulo.

“Estabelecemos uma meta importante para abril de 2025: retomar as temporadas interculturais entre o Brasil e a França. Também decidimos aumentar os intercâmbios científicos, artísticos e estudantis. Planejamos aumentar o número de estudantes brasileiros na França para oito mil até 2026, atualmente são cinco mil, e desenvolver o bilinguismo com novas seções de língua francesa e portuguesa”, escreveu Macron.

Para o presidente da França, a maneira como Lula restaurou o equilíbrio institucional “significaram muito”. “Acreditamos na democracia. Acreditamos no futuro e acreditamos que sempre há um caminho para o otimismo e o progresso”, pontuou. “Compartilhamos valores que estão no cerne de nossa história comum. Acabamos de inaugurar um novo capítulo na nossa relação! Viva a amizade entre o Brasil e a França”, finalizou Emmanuel Macron.

Chef Morena Leite assina menu em almoço para presidente da França no Itamaraty

Artigo anterior

Relator propõe mudanças no foro privilegiado: saiba o que está em jogo

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Notícias