0

Dentre as pessoas ouvidas, 87% concordam que as mudanças climáticas são uma das maiores ameaças à humanidade

 

Comemorado em 5 de junho desde 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente é a data escolhida pelas Nações Unidas para incentivar a conscientização e ação mundial para proteger os recursos naturais do planeta. Os recentes eventos climáticos extremos que temos visto ocorrer em todo o mundo reforçam a importância desta data, e alertam para a urgência em mitigar os danos causados ao meio ambiente.

 

Pesquisa recente encomendada pela 3M e realizada pela Morning Consult revelou as percepções dos brasileiros sobre tendências globais urgentes, especialmente no que tange às mudanças climáticas.

 

Segundo dados desse estudo, chamado 3M State of Science Insights 2024, 48% dos brasileiros se preocupam com a falta de água limpa em consequência das mudanças climáticas, enquanto os eventos climáticos extremos, como furacões, incêndios e enchentes são uma preocupação para menos da metade (41%) da população. Foram ouvidos 1.003 brasileiros adultos, em dezembro de 2023.

 

Logo atrás na prioridade de preocupações vêm as mudanças de longo prazo da temperatura e dos padrões meteorológicos (35%) e os problemas de saúde relacionados com as alterações climáticas (32%). O deslocamento de moradia em consequência de desastres naturais, no entanto, só desassossega 4% dos entrevistados.

 

 

Os impactos das mudanças climáticas já são realidade para 53% da população, e 14% acredita que sua comunidade será afetada nos próximos cinco anos.

 

 

Dentre os brasileiros entrevistados, 89% concordam que plásticos de uso único são a maior ameaça ao meio ambiente, enquanto os combustíveis fósseis representam risco na opinião de 77%. Para 87%, a afirmação de que as mudanças climáticas são uma das maiores ameaças à humanidade é uma verdade.

 

No que diz respeito às soluções de atenuação das mudanças climáticas, a pesquisa indica que os níveis de sensibilização das pessoas são mais elevados do que a sua vontade pessoal de aprender mais. Os transportes limpos (83%) são a solução mais reconhecida, com 73% dos brasileiros que desejam saber mais sobre o assunto. A energia e os combustíveis renováveis (80%) têm o maior nível de conscientização, com 74% que querem expandir os conhecimentos sobre a solução, empatado com a energia e os combustíveis renováveis. E os edifícios e infraestruturas sustentáveis são a terceira solução mais reconhecida (66%), com o mesmo percentual que deseja aprender mais.

 

A pesquisa também demonstra que se espera que as empresas conduzam a mudança: 92% acreditam que as companhias precisam se empenhar mais na utilização de materiais sustentáveis e 82% exigem transparência por parte daquela que afirmam estar comprometidas com a sustentabilidade. Sugere-se que as práticas sustentáveis criam uma vantagem competitiva, com 82% mais propensos a procurar ativamente produtos feitos de materiais sustentáveis ou a comprar de empresas com um compromisso com o ambiente (67%).

 

3M State of Science Insights 2024

3M State of Science Insights é uma pesquisa original conduzida pela Morning Consult a pedido da 3M, que ajuda a companhia a se posicionar como líder de pensamento, defensora da ciência e fornecedora de soluções de alta qualidade baseadas na ciência criadas em resposta a tendências globais.

 

Este é o sétimo ano consecutivo que a 3M realiza pesquisa sobre as percepções globais e locais em relação à ciência, mantendo um registo contínuo da relevância da ciência para o mundo e do seu impacto na sociedade.

No entanto, não é possível comparar os dados do 3M State of Science Insights deste ano com os dados de anos anteriores revelados no 3M State of Science Index devido a uma mudança de fornecedores, que resultou numa diferença na amostragem e na metodologia de concepção da pesquisa.

 

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre 13 e 24 de dezembro com uma amostra de 1.003 adultos brasileiros. As entrevistas foram realizadas online e os dados foram ponderados para aproximar uma amostra-alvo de adultos alfabetizados com base em gênero, nível de escolaridade, idade e região.

 

Uma amostra excedente de 501 líderes de opinião – com idade de 25 a 55 anos, pelo menos alguma educação universitária, atualmente empregado, que lê notícias pelo menos 2 dias por semana e respondeu afirmativamente a mais de 5 questões que indicam envolvimento com notícias/liderança em suas comunidades (por exemplo, “Eu me ofereci como voluntário para uma organização em minha comunidade” ou “Meus amigos perguntam regularmente minha opinião sobre eventos atuais”– também respondeu às entrevistas durante esse período, de forma online.

Os resultados da pesquisa completa têm margem de erro de mais ou menos 3 pontos percentuais. Os resultados da amostra dos Líderes de Opinião têm margem de erro de mais ou menos 4 pontos percentuais.

 

Sobre a 3M

A 3M acredita que a Ciência ajuda a criar um mundo melhor para todos. Ao estimular o poder das pessoas, das ideias e da ciência para inovar de forma sustentável, nossos colaboradores em todo o mundo abordam de uma forma única as oportunidades e desafios de nossos clientes, das comunidades e do planeta. No Brasil, onde conta com cerca de 3,3 mil funcionários, a companhia mantém três fábricas localizadas no Estado de São Paulo, que compõem a 3M do Brasil, além da empresa 3M Manaus, instalada no Amazonas. Em 2022, a 3M atingiu faturamento bruto de R$5.1 bilhões no Brasil.

 

 

Fonte: Ketchum

Maternidade Frei Justo realizou mais de 500 Testes do Pezinho em bebês internados na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal

Artigo anterior

Inscrições para o Prêmio Nacional Liga STEAM 2024 se encerram dia 13 de junho

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Brasil