0

A Bahia registrou 22.164 casos de HIV/Aids entre 2019 e 2024, com 3.309 novas ocorrências notificadas até 25 de novembro deste ano, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A maior parte dos casos está concentrada entre pessoas de 20 a 34 anos e no público masculino. Neste 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, a campanha do “Dezembro Vermelho” visa reforçar a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado da doença, que continua a afetar milhares de pessoas.

De acordo com o infectologista e consultor técnico do Sabin Diagnóstico e Saúde, Claudilson Bastos, é fundamental entender a diferença entre HIV e Aids. “O portador do HIV é o indivíduo que, após uma infecção aguda, pode ficar assintomático por um longo período, sem sintomas. Já a Aids, que é a Síndrome da Imunodeficiência Humana, se manifesta depois do período de latência do HIV, com o aparecimento de infecções e doenças oportunistas”, explica Bastos. A Aids pode causar sintomas como perda de peso, diarreia crônica, febre persistente, tosse seca, inchaço dos gânglios linfáticos e lesões na pele, entre outros.

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são cruciais para o controle da doença. “Iniciar o tratamento de forma precoce pode reduzir a carga viral a níveis indetectáveis, o que significa que a pessoa não transmite mais o HIV sexualmente”, diz o infectologista.

Em relação à prevenção, o não compartilhamento de seringas e agulhas e o uso de preservativos (oral, anal e vaginal) continuam sendo medidas eficazes contra o HIV. Uma forma adicional de prevenção é a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que consiste no uso diário de uma combinação de dois medicamentos antirretrovirais, garantido pelo SUS e com eficácia superior a 90%. O uso da PrEP deve ser orientado por um médico, assim como a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), um tratamento de urgência indicado para pessoas que tiveram exposição de risco ao HIV e deve ser iniciado nas primeiras 72 horas após a exposição, com duração de 28 dias.

O Dia Mundial de Combate à Aids é uma oportunidade para sensibilizar a população sobre as formas de prevenção e a importância do tratamento contínuo, que pode transformar a vida de quem vive com o HIV, tornando-o uma condição controlável, sem comprometer a qualidade de vida do paciente.

Estudo Inovador no Brasil Avalia Novo Medicamento para Câncer de Próstata Metastático

Artigo anterior

Corinthians Vive Grande Fase e Disputa Direta com Bahia por Vagas na Libertadores

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Notícias