0

A cor de uma construção pode influenciar diretamente a temperatura de seu interior — uma constatação já bem conhecida por arquitetos e engenheiros. Casas pintadas com cores claras refletem a luz solar e permanecem mais frescas, enquanto as de tons escuros tendem a absorver calor, elevando a temperatura interna. Mas, como pintar uma casa a cada mudança de estação é inviável, o designer e inventor Joe Doucet propôs uma solução inovadora: uma tinta que muda de cor conforme a temperatura ambiente.

O produto desenvolvido por Doucet é capaz de escurecer para um tom cinza abaixo dos 25 °C e clarear gradualmente à medida que a temperatura externa aumenta. Segundo o criador, a tinta termocrômica pode representar um avanço significativo para quem vive em zonas temperadas, onde as estações do ano apresentam grandes variações de temperatura.

A proposta, além de visualmente interessante, tem um claro apelo ambiental. Ao adaptar a cor das fachadas ao clima, a tinta pode contribuir para a redução do consumo de energia com aquecedores no inverno e ar-condicionado no verão. Ainda em fase de desenvolvimento, a invenção de Doucet reforça o papel da tecnologia e do design inteligente na busca por soluções sustentáveis para o cotidiano urbano.

Estudo alerta: oceanos ultrapassaram limite seguro de acidificação há cinco anos

Artigo anterior

Ecossistema de IA para marketing já reúne quase 400 empresas no Brasil, aponta estudo

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Notícias