0

Um estudo publicado na revista Marine Environmental Research revelou que a população de uma única espécie de coral do arquipélago de Alcatrazes, localizado no litoral de São Paulo, é capaz de reter cerca de 20 toneladas de carbono por ano. Esse volume é equivalente às emissões geradas pela queima de aproximadamente 324 mil litros de gasolina.

A pesquisa foi conduzida por cientistas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), que utilizaram tomografias computadorizadas para analisar o crescimento do chamado coral-cérebro. A técnica permitiu estimar com precisão a quantidade de carbono armazenada nesses organismos marinhos, evidenciando o importante papel que os recifes de coral desempenham na mitigação das mudanças climáticas.

Além de abrigar uma biodiversidade rica e única, esses corais ajudam a impedir a liberação de carbono na atmosfera, contribuindo para a redução do efeito estufa. O estudo reforça a necessidade de conservação e proteção dessas áreas marinhas para manter seus benefícios ambientais essenciais.

Governo publica edital da 1ª edição do Enamed, exame obrigatório para formandos em Medicina

Artigo anterior

Projeto Sertão Vivo é lançado em Itiúba com ações para combate à pobreza e adaptação climática

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Brasil