0

O ex-presidente Jair Bolsonaro comentou neste domingo (13), em uma postagem na rede social X (antigo Twitter), a decisão dos Estados Unidos de impor uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros, a partir de 1º de agosto, conforme anunciado em carta pelo presidente norte-americano Donald Trump.

Bolsonaro, que foi mencionado nominalmente no documento, relacionou o momento de crise comercial a questões internas brasileiras. Em um texto intitulado “O que falta para o Brasil ser a Terra Prometida do Ocidente”, o ex-presidente afirmou que a medida de Trump está mais ligada a “valores e liberdade” do que à economia propriamente dita.

“Não me alegra ver nossos produtores do campo ou da cidade, bem como o povo, sofrer com essa tarifa de 50%”, escreveu Bolsonaro, em tom crítico, mas cauteloso em relação ao aliado político.

O ex-presidente brasileiro também ponderou sobre o estilo de negociação de Trump:

“Todos conhecem a forma como o chefe da maior potência do mundo negocia”, afirmou.

Ao final da publicação, Bolsonaro indicou que a resolução do impasse comercial depende das autoridades brasileiras, associando o momento à necessidade de anistia e reconciliação interna:

“Em havendo harmonia e independência entre os Poderes nasce o perdão entre irmãos e, com a anistia, também a paz para a economia.”

A tarifa imposta pelos EUA deve afetar diretamente setores como agronegócio, siderurgia e mineração, provocando reações no mercado e entre líderes políticos. O governo brasileiro ainda não se manifestou oficialmente sobre o conteúdo da carta nem sobre possíveis medidas de retaliação ou negociação.

 

Brasil estreia na Copa América Feminina 2025 contra a Venezuela neste domingo

Artigo anterior

Salvador celebra Raul Seixas com show gratuito no Parque da Cidade

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Brasil