0

Após ser acusado por Lula de desaparecimento de bens do Palácio do Alvorada, o ex-presidente Jair Bolsonaro decidiu processar seu antecessor por danos morais. A ação judicial, cujo valor solicitado de indenização varia entre R$ 20 mil e R$ 30 mil, foi confirmada pelo repórter da Band, Túlio Amâncio, e caso Bolsonaro vença, ele pretende doar o montante para a caridade.

A controvérsia teve início em uma conferência realizada em novembro de 2022 pela Comissão de Inventário Anual da Presidência da República, que apontou o desaparecimento de 261 bens do Palácio do Alvorada. Porém, um novo levantamento em abril de 2023 constatou a ausência de apenas 83 itens, incluindo móveis, utensílios domésticos, livros e obras de arte. O processo de verificação foi finalizado em setembro do mesmo ano, e não foi constatado o extravio de nenhum bem.

No início do mandato de Lula, o presidente chegou a declarar, durante um café com jornalistas, que os ex-ocupantes do Alvorada haviam “levado tudo”, referindo-se a Jair Bolsonaro e à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Em resposta, Bolsonaro negou as acusações, afirmando que todos os móveis estavam no Palácio e que Lula fez uma falsa comunicação de furto.

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência também se pronunciou sobre o assunto, explicando que os itens foram encontrados em diferentes dependências da presidência, não exclusivamente no Alvorada. Além disso, destacaram que o atual governo foi responsável por localizar o patrimônio e que os móveis foram adquiridos para restaurar o ambiente do Palácio, que estava em estado deteriorado.

 

Fonte: Band Jornalismo

Rafah: A Última Cidade Palestina em Perigo

Artigo anterior

Allana Brittes Deixa a Prisão após Decisão Judicial

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Notícias