0

Ufba e Senai Cimatec recebem nota máxima no Enade 2023; curso de Engenharia de Computação é o melhor do Norte-Nordeste

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na última sexta-feira (11), os Indicadores de Qualidade da Educação Superior referentes a 2023. Na Bahia, duas instituições se destacaram com nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a Universidade Senai Cimatec.

Entre as 116 instituições de ensino superior avaliadas no estado, apenas 34 alcançaram os conceitos 4 ou 5 no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que considera o desempenho dos estudantes no Enade, infraestrutura, formação docente e outros critérios.

O curso de Engenharia de Computação do Senai Cimatec obteve nota máxima (5) e foi classificado como o 4º melhor do Brasil e o melhor das regiões Norte e Nordeste. A instituição também se destacou com os cursos de Engenharia Química, Engenharia de Produção e Engenharia de Controle e Automação.

“Esses resultados reforçam a importância de expandirmos a oferta de cursos de alta qualidade, alinhados às necessidades globais, e de retermos talentos no estado da Bahia, contribuindo para o desenvolvimento econômico e tecnológico local”, celebrou Rafael Bezerra de Araújo, pró-reitor de Graduação do Senai.

Até o momento, a Ufba não divulgou oficialmente quais cursos receberam a nota máxima no Enade, mas a conquista confirma o reconhecimento da universidade como uma das mais tradicionais e respeitadas do país.


Panorama nacional do Enade 2023

No total, o Enade 2023 avaliou 9.812 cursos superiores em todo o Brasil. As áreas de saúde e bem-estar apresentaram as maiores médias gerais: medicina (65) e fisioterapia (53,67). Entre as engenharias e áreas afins, os cursos de arquitetura e urbanismo (56,94) e engenharia ambiental (55,22) foram os mais bem avaliados. Já entre os cursos tecnológicos, destaque para segurança do trabalho, com média de 52,62.

Segundo o levantamento, 70 cursos obtiveram desempenho acima do esperado, 196 dentro do esperado e 39 abaixo do esperado em todo o país. No recorte específico dos cursos de Medicina, apenas seis instituições conseguiram nota máxima no Enade 2023.

Projeto de Lei contra assédio em órgãos públicos é apresentado após denúncias na Polícia Civil da Bahia

Artigo anterior

Bolsonaro passa por cirurgia delicada para tratar obstrução intestinal; procedimento pode durar horas

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Notícias