0

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta terça-feira a comercialização, fabricação, distribuição, propaganda e uso de três marcas de pó para preparo de bebida sabor café: Melissa, Pingo Preto e Oficial. Conhecidos como “café fake”, os produtos foram considerados impróprios para o consumo humano após testes laboratoriais detectarem a presença da toxina ocratoxina A, substância potencialmente cancerígena.

Na semana passada, o Ministério da Agricultura e Pecuária já havia incluído as mesmas marcas em uma lista de produtos vetados, apontando a presença de impurezas e matérias estranhas. Agora, a Anvisa formalizou o recolhimento de todos os lotes existentes no mercado.

A resolução da agência ressalta o risco à saúde pública representado pelo consumo contínuo dessas bebidas contaminadas. A toxina ocratoxina A, produzida por fungos, é associada a danos nos rins e no fígado, além de apresentar potencial carcinogênico.

A Anvisa orienta consumidores a não utilizarem os produtos, mesmo que já tenham sido adquiridos, e a comunicarem os órgãos de vigilância sanitária caso encontrem essas marcas à venda.

Sem cessar-fogo, Rússia e Ucrânia retomam negociações e acertam troca de prisioneiros

Artigo anterior

Universidades brasileiras perdem espaço em ranking global; 87% caem de posição

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Brasil