0

Pelo menos 35 endereços falsos foram identificados e estão sendo investigados pelo Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança, ligado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. A ação visa evitar novos ataques cibernéticos ao governo federal, semelhantes ao ocorrido recentemente no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi).

Após o apagão cibernético registrado na última sexta-feira (19), o GSI enviou alertas aos servidores públicos, pedindo vigilância redobrada e o acesso apenas a fontes confiáveis. Segundo comunicado obtido pela CNN, diferentes atores de ameaça têm utilizado a situação para realizar fraudes como phishing e outras atividades maliciosas, com potencial de comprometer informações sensíveis do governo.

Fontes relataram que criminosos estavam enviando e-mails se passando por agentes da empresa CrowdStrike, buscando “pescar” informações privilegiadas. Essas tentativas visam obter ilegalmente dados do Siafi, utilizado para pagamentos orçamentários da União.

Até o momento, o GSI não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. O reforço nas medidas de segurança visa impedir incidentes como a invasão ao Siafi ocorrida em abril, quando criminosos conseguiram desviar cerca de R$ 9 milhões. Parte do montante foi recuperada, mas as investigações da Polícia Federal continuam em andamento.

 

 

 

Fonte: CNN Brasil

Governo investiga possível fraude em Auxílio Reconstrução; pagamentos chegam a R$ 1,4 bilhão

Artigo anterior

Adaptação de “One Piece” para Netflix terá segunda temporada adiada devido a efeitos visuais

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Brasil