0

Conhecido nas redes sociais por comentários polêmicos e vídeos com dicas de Direito Criminal, o advogado baiano João Francisco de Assis Neto, de 47 anos, foi preso em flagrante por violência doméstica na última segunda-feira (14). Com mais de 2 milhões de seguidores no Instagram, João Neto se apresentava como ex-policial militar da Bahia, mas a Polícia Militar confirmou nesta semana que ele nunca atuou como PM.

De acordo com a corporação, João Neto foi expulso do curso de formação de soldados há 15 anos, antes de concluir a formação. “Ele em nenhum momento trabalhou na rua como policial militar formado”, diz nota divulgada pela PM baiana, sem detalhar os motivos da expulsão.

Em uma entrevista concedida ao podcast PodZé, da Bnews TV, em maio de 2024, João Neto admitiu que foi desligado após se envolver em uma discussão e ser acusado de assediar a companheira de um coronel. Segundo ele, o episódio ocorreu após chamar a mulher de “gostosa”, e a expulsão foi, em suas palavras, “um absurdo”.

Prisão e imagens

O caso que levou à prisão preventiva do advogado teve grande repercussão. Um vídeo registrado por câmeras de segurança mostra uma mulher ensanguentada saindo do apartamento onde vivia com João Neto. Ele aparece logo em seguida, segurando um pano, tentando conter o sangue que escorria do rosto da vítima.

A defesa do advogado divulgou um vídeo com o momento em que ele empurra a mulher, alegando que ela teria se ferido ao cair durante uma tentativa de retirada do local. “O sangramento se deu em virtude de uma queda, momento em que o doutor João Neto tentava retirar sua ex do apartamento”, afirma a nota da defesa.

Quem é João Neto

João Neto ficou conhecido por usar as redes sociais para comentar casos jurídicos de grande repercussão e responder perguntas de seguidores sobre Direito. Nas suas biografias digitais, ele se identifica como advogado criminalista, ex-militar da PMBA e mestre em Ciências Criminais.

Ele já se envolveu em outras polêmicas. Em setembro de 2023, foi acusado de agredir outro advogado durante uma audiência de conciliação no Juizado Especial Criminal e do Torcedor da Capital, em Maceió (AL). Na ocasião, afirmou ter agido em legítima defesa.

Em seus vídeos, João costuma misturar humor com orientações jurídicas. Em uma das participações recentes no PodTchaca, ao lado do PM baiano Lázaro Alexandre Pereira de Andrade (conhecido como Tchaca, preso na Operação Falsas Promessas), João Neto dá dicas sobre como agir ao fugir de uma blitz. “Reze para que a placa não tenha sido anotada e não vá para casa”, disse, arrancando risadas do apresentador.

Além disso, ele participa de sorteios nas redes sociais com promessas de prêmios como R$ 1 milhão, carros e celulares, com uma das promoções marcada para 19 de abril. João Neto também é vinculado a grupos que promovem jogos de azar online, prática que tem sido alvo de investigações.

O caso está sob apuração das autoridades, e a prisão do advogado ocorre em um momento de crescente atenção pública à conduta de influenciadores com forte presença nas redes sociais, especialmente os que se apresentam como especialistas em áreas sensíveis como o Direito Penal.

Jerônimo Rodrigues participa de missa e acompanha a tradicional Procissão do Fogaréu, em Serrinha

Artigo anterior

Feriado movimenta estradas e ferry-boat na Bahia; congestionamento atinge trecho de 28 km na BR-324

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Notícias