0
Após quatro dias de folia, a Micareta de Feira foi encerrada na madrugada desta segunda-feira (5), com indicadores positivos na área da saúde. O estande de testagem rápida montado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), no Circuito Maneca Ferreira, registrou 5.171 testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis realizados ao longo dos quatro dias da festa. O número representa um incremento de 30,4% quando comparado com a quantidade registrada na micareta de 2024.
“Esse é um resultado extremamente positivo, superando os números do ano passado. Isso prova que é uma estratégia que vem se consolidando na Micareta de Feira”, afirmou Eleuzina Falcão, coordenadora de Coagravos da Diretoria de Vigilância Epidemiológica.
Dos testes realizados, 109 foram positivos, sendo quatro para hepatite B, um para hepatite C, três para HIV e 101 para sífilis, todos com os devidos encaminhamentos. Foram iniciados 39 tratamentos para sífilis no estande.
O social media Ramon Costa, de 25 anos, testou e aprovou a ação. “Curti todos os dias da festa e, claro, aproveitei para fazer meus exames. O atendimento foi excelente”, avaliou. “Eu não tenho medo de fazer os exames, eu faço sempre, uso preservativo e me cuido”, pontuou o folião, que além do resultado dos testes também levou para casa camisinhas distribuídas gratuitamente pela Sesab.
No total, foram entregues mais de 500 mil preservativos durante os quatro dias da Micareta de Feira.
Trabalho integrado 
O investimento do Governo do Estado garantiu uma festa tranquila, sem intercorrências graves. No âmbito da segurança, os portais possibilitaram o bloqueio de armas e artefatos perfurocortantes, contribuindo para menor número de atendimentos médicos por consequência de traumas.
Equipados pela Sesab, com o aporte de R$ 400 mil, dois postos avançados de saúde funcionaram no circuito em parceria com o município no pronto atendimento. A estratégia garantiu o cuidado, além de evitar a sobrecarga nas unidades de retaguarda.
A maior parte dos registros durante a folia foi de atendimentos clínicos, a exemplo de dor de cabeça, enjoo e vômito, além de traumas sem maior gravidade por quedas e agressão. Apenas nove casos precisaram ser encaminhados para um atendimento especializado, sendo 24 para a UPA de Feira de Santana, 10 para o Hospital Geral Clériston Andrade e um para o Hospital Especializado Lopes Rodrigues.
Ao todo, este ano, a Sesab empregou mais de R$ 2 milhões para garantir uma micareta segura para os foliões, entre equipamentos para os postos de saúde, estande de testagem e reforço no efetivo nas unidades estaduais, com 682 plantões.
“A festa transcorreu de forma tranquila, sem ocorrências graves. As ações do Governo do Estado na área da saúde tiveram como foco oferecer atendimento ágil e qualificado durante a folia, e foi isso que aconteceu”, destacou a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana. “O governador Jerônimo Rodrigues sempre fala que a gente monta toda essa estrutura esperando que ninguém precise, mas se efetivamente precisar, está garantido à população o acesso à saúde”, concluiu.
Fonte: SECOM

Jerônimo vistoria áreas afetadas pelas fortes chuvas em Santo Amaro, entrega kits humanitários e reforça apoio às famílias atingidas

Artigo anterior

Governador acompanha avanço das obras do TCA e lança Programa Visitas Educativas para população baiana

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Cultura