0

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, garantiu, nesta sexta-feira (26), que a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, que ocorre no dia 26 de julho no rio Sena, “será inesquecível para os atletas e todo mundo estará em segurança”. Ele comentou sobre os riscos de atentado que levaram o presidente francês, Emmanuel Macron, a considerar um plano alternativo e explicou que “a abordagem muito meticulosa, muito profissional” das autoridades francesas lhe dá “confiança” no bom desenrolar do evento.

Segundo o dirigente alemão, “todo mundo está determinado a organizar esta cerimônia de abertura no Sena”. Ele não comentou os “planos B e C” evocados pelo presidente francês, como o Trocadéro ou o Stade de France. Na última semana, o presidente do Comitê Olímpico britânico, Andy Anson, se declarou “preocupado” com as questões de segurança relativas a esta cerimônia, organizada no espaço inédito do rio, no coração da capital francesa, devido à ameaça terrorista e ao ataque a uma casa de shows em 22 de março em Moscou.

Thomas Bach disse que está contente com a perspectiva de retorno do público após duas edições dos Jogos ofuscados pela pandemia, com as Olimpíadas de Tóquio-2020 realizadas no verão de 2021 a portas fechadas e as Inverno de Pequim-2022 sem espectadores estrangeiros. “Isto é extremamente importante porque o espírito olímpico vive no fato de que todo mundo se reúna e que os espectadores possam encorajar os atletas do mundo inteiro”, disse.

Se a proximidade dos Jogos continua a gerar ceticismo e inquietações na França, “isto não está relacionado simplesmente aos Jogos Olímpicos, mas é parte do nosso ‘Zeitgeist’ (sinal dos tempos), porque nós vivemos uma época de incertezas”, avaliou Thomas Bach. Ele diz que compreende “certas dúvidas e certas críticas”.

O dirigente lembrou, ainda, que o “sucesso” esportivo do país-sede é “importante” para o entusiasmo em torno dos Jogos. Em Tóquio-2020, a França conquistou 33 medalhas, número bem inferior ao de suas ambições. “O entusiasmo do país-sede está sempre ligado, de uma forma ou de outra, ao desempenho da equipe nacional”, afirmou.

Governo da Bahia entrega obras de modernização de duas escolas estaduais em Santo Estêvão

Artigo anterior

Prefeitura entrega novo Campo do Areal com grama sintética e estimula prática esportiva na Ribeira

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Esporte