0

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (8) a Operação Nacional Proteção Integral III, com o objetivo de combater crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes praticados pela internet. A ação ocorre em todo o país, com a participação de 617 policiais federais e 273 policiais civis, mobilizados em uma força-tarefa com as polícias civis de 16 estados, além do Distrito Federal.

Até a última atualização, foram registradas 19 prisões em flagrante, duas apreensões de menores e o resgate de uma vítima. Estão sendo cumpridos 182 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva, com alvos identificados por envolvimento direto em crimes sexuais contra crianças e adolescentes, muitos deles atuando em ambientes virtuais.

A operação acontece simultaneamente nos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do DF.

De acordo com dados da corporação, entre janeiro e setembro de 2025, mais de 1.630 mandados de prisão foram cumpridos em todo o Brasil contra foragidos condenados por crimes sexuais.

Continuidade e reforço na proteção da infância

A operação é a terceira etapa de uma ofensiva nacional iniciada neste ano. As primeiras fases ocorreram em março e maio de 2025, evidenciando, segundo a PF, um trabalho permanente e integrado das forças de segurança pública na defesa da infância e da adolescência.

“A ação reforça a integração entre forças policiais federais e estaduais e demonstra o compromisso conjunto de defesa da infância e da adolescência”, destacou a Polícia Federal em nota oficial.

A PF ainda alerta pais e responsáveis sobre a importância da educação digital, destacando que o acompanhamento do uso da internet por crianças e adolescentes é essencial para prevenir abusos.

“Conversar abertamente sobre os riscos e ensinar como agir diante de contatos suspeitos em ambientes virtuais é fundamental. Prevenção e informação são as ferramentas mais eficazes para garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes”, completou o comunicado.

A Operação Proteção Integral III segue em andamento, com atualizações previstas ao longo do dia.

Mais de 650 bebidas alcoólicas vencidas são apreendidas em Salvador durante operação conjunta

Artigo anterior

Vitor Roque apaga post homofóbico após clássico; Marcos e Neymar saem em defesa

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Notícias