0

São Paulo, 23 de setembro de 2025 — Uma grande operação deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira (23) cumpriu 22 mandados de prisão preventiva e 40 mandados de busca e apreensão em cinco estados brasileiros, no combate ao tráfico internacional de drogas e à lavagem de dinheiro. Entre os principais alvos está Alexandre Constantino Furtado, conhecido como Teta, vice-presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo e presidente da escola de samba Império da Casa Verde.

Segundo a PF, Teta teria ligações diretas com o Primeiro Comando da Capital (PCC), organização criminosa responsável por um esquema de envio de drogas para a Europa. A investigação, que já dura quatro anos, identificou uma complexa logística utilizada pelo grupo para o transporte de entorpecentes, bem como o uso de empresas de fachada e investimentos no setor de restaurantes e serviços para lavagem dos lucros obtidos com o crime.

O mandado de prisão contra Teta foi expedido pela 4ª Vara Federal de Belém (PA), estado onde, em fevereiro de 2021, uma carga de 458 kg de cocaína foi apreendida. A droga seria enviada para a Holanda, o que reforçou as suspeitas sobre a atuação internacional da quadrilha.

Em São Paulo, onde a facção criminosa possui sua base principal, foram cumpridos 11 mandados, dois deles na sede da escola de samba Império da Casa Verde. A operação também teve alvos nos estados do Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás.

Não é a primeira vez que Teta aparece nas investigações. Em 2006, ele foi preso sob a acusação de envolvimento em um esquema que teria repassado dinheiro do PCC à Império da Casa Verde. Na ocasião, grampos telefônicos revelaram a atuação do tesoureiro da facção, Sidney Rogério de Moraes, nas transações financeiras com a escola de samba.

A operação desta terça reforça a preocupação das autoridades com a infiltração do crime organizado em instituições culturais e sociais, e revela mais um capítulo da longa investigação sobre a atuação internacional do PCC.

Escola Municipal com investimento de R$ 7,2 milhões do Estado leva ensino integral para povoado de Pedro Alexandre

Artigo anterior

Jovem autista é morto a tiros em ação policial em Salvador; moradores protestam e pedem justiça

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Brasil