0

Vinícius Nunes
Viniciusnunes@portal2dejulho.com.br

A SEMANA 2 DE JULHO está quase chegando ao fim. Vamos falar do penúltimo herói da Independência da Bahia, ninguém mais ninguém menos que o britânico Lord Cochrane. O almirante teve participação fundamental no processo e liderou as tropas baianas pelo mar.

Lord Cochrane nasceu no dia 14 de dezembro de 1775 e morreu no dia 31 de outubro de 1860. Ele foi conde de Dundonald, na Grã-Bretanha e também chegou a ser Marquês do Maranhão no Brasil.

Cochrane chegou a ser conhecido como ‘El Diablo’ pelo seu papel nas guerras napoleônicas (1803-1815). Ele ao lado do Almirante Nelson foram responsáveis por derrotas difíceis para o imperador francês Napoleão Bonaparte. Apesar da sua competência, ele não era muito bem quisto por ser um corsário e, segundo historiadores, ‘maníaco por dinheiro’.

Depois das guerras napoleônicas, Cochrane veio ao Brasil, contratado por D. Pedro I e teve papel fundamental na expulsão dos portugueses do território brasileiro. A participação mais marcante dele foi na batalha de Itaparica onde, ao lado de João das Botas (já citado na SEMANA 2 DE JULHO) foram importantes para minar quaisquer chances de recuperação por parte dos portugueses.

 

(Foto: Ilustração)

Salvador terá mudanças no trânsito e na segurança durante festa de 200 anos da Independência

Artigo anterior

Bahia toma gol no final e perde mais uma no Brasileirão

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Cultura