0

Em uma reviravolta surpreendente, o jovem político Zohran Mamdani, de apenas 36 anos, venceu com ampla vantagem o primeiro turno das primárias do Partido Democrata para a disputa da prefeitura de Nova York. Mamdani superou nomes de peso da política tradicional, como o ex-governador Andrew Cuomo, além de desafiar o establishment do partido na maior cidade dos Estados Unidos.

Nascido em Gana e filho de pais indianos, Mamdani é deputado estadual e tem se destacado por uma postura política bem mais à esquerda do que a média de seu partido. Comparado por analistas ao brasileiro Guilherme Boulos (PSOL), Mamdani tem pautado sua campanha em propostas ousadas voltadas para justiça social e redistribuição de renda.

Entre suas principais bandeiras estão a tarifa zero em todos os ônibus da cidade, o congelamento dos aluguéis — em resposta à crise habitacional — e a criação de uma rede pública de mercadinhos de bairro, controlada pela prefeitura, para garantir alimentos a preços acessíveis à população de baixa renda.

A vitória de Mamdani no primeiro turno representa uma quebra de paradigma dentro do Partido Democrata, especialmente em um centro urbano com forte influência do setor financeiro e da elite política tradicional. Agora, ele avança fortalecido para o segundo turno das primárias, com chances reais de se tornar o próximo prefeito de Nova York — e de marcar o início de uma nova fase na política da cidade.

Xi Jinping e Putin não virão ao Brasil para cúpula dos Brics; presidente russo participará virtualmente

Artigo anterior

Tabagismo matou mais de 7 milhões de pessoas em 2023, aponta estudo global

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Notícias