0

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que irá oficializar a perda do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo Motta, após o trânsito em julgado da decisão, não há alternativa a não ser declarar o mandato cassado.

“O tratamento que vamos dar é seguir o rito regimental para o cumprimento da decisão do STF”, disse o parlamentar, reforçando o compromisso da Câmara em respeitar as decisões do Judiciário.

Zambelli deixou o país no dia 25 de maio, antes mesmo da condenação ser concluída, e atualmente está refugiada na Itália, da qual também possui cidadania. Mesmo com seu nome incluído na lista vermelha da Interpol, o embaixador brasileiro no país europeu, Renato Mosca, informou que, por enquanto, não há uma operação em curso para prendê-la em solo italiano.

A situação da deputada agrava a tensão entre os Poderes e coloca em evidência a dificuldade de cumprimento de decisões judiciais envolvendo parlamentares com dupla nacionalidade. A confirmação da cassação por parte da Câmara deve ocorrer após os trâmites formais, respeitando o regimento interno da Casa.

Sem consenso sobre IOF, governo enfrenta resistência no Congresso e pressão da bancada ruralista

Artigo anterior

Trump envia fuzileiros à Califórnia e agrava crise com governador após repressão a protestos pró-imigrantes

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Notícias