0

O ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden foi diagnosticado com uma forma agressiva de câncer de próstata, conforme comunicado divulgado neste domingo (19) por seu escritório pessoal. O câncer já apresenta metástase óssea, indicando que a doença se espalhou para os ossos.

De acordo com a nota, Biden passou por exames na semana passada após apresentar sintomas urinários crescentes. Os médicos identificaram um novo nódulo na próstata, e a biópsia subsequente confirmou o diagnóstico de câncer com escore de Gleason 9 (Grupo de Grau 5) — um dos mais altos na escala que mede a agressividade do câncer prostático.

Apesar da gravidade, a doença foi classificada como sensível a hormônios, o que possibilita opções de tratamento com maior eficácia, como a terapia hormonal combinada ou bloqueadores androgênicos. Biden e sua família informaram que ainda estão avaliando as possibilidades de tratamento junto à equipe médica.

O diagnóstico ocorre em um momento delicado do cenário político americano, com Biden mantendo papel ativo nas discussões nacionais e internacionais, mesmo após deixar o cargo em 2025. A saúde de ex-presidentes costuma atrair atenção mundial, especialmente diante de condições graves como câncer com metástase.

Especialistas indicam que, embora o câncer de próstata com metástase óssea represente um estágio avançado, casos sensíveis a hormônios podem ser controlados por anos com tratamento adequado, proporcionando qualidade de vida ao paciente.

Mais informações sobre o tratamento e o estado de saúde do ex-presidente devem ser divulgadas nos próximos dias.

Avanço da direita e disputa com a extrema direita marcam cenário político em Portugal, Romênia e Polônia

Artigo anterior

Alckmin representa Brasil na missa inaugural do Papa Leão XIV e entrega convite para a COP 30

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Notícias