0

No boletim médico divulgado neste domingo (23), o Vaticano informou que o estado de saúde do Papa Francisco segue crítico, mas sem novas crises respiratórias. Um dos termos utilizados na atualização foi “prognóstico reservado”, o que gerou dúvidas sobre seu real significado.

Na medicina, essa expressão indica que não há certeza sobre a recuperação do paciente, dado o nível de gravidade de seu quadro clínico. Em geral, o prognóstico reservado sugere que as chances de melhora são incertas ou reduzidas, exigindo cautela na avaliação da evolução do tratamento.

A comunicação desse tipo de diagnóstico deve ser feita com clareza e sensibilidade, permitindo que pacientes e familiares compreendam a situação. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a transparência e o suporte emocional são fundamentais para lidar com cenários médicos complexos.

Atualização sobre o estado do Papa

O boletim mais recente divulgado pelo Vaticano informa que Francisco enfrenta sinais de insuficiência renal leve, mas sob controle. O pontífice está falando e, desde a noite de sábado (22), não apresentou novas crises respiratórias. Além disso, recebeu transfusões de sangue e segue utilizando oxigênio por meio de um cateter nasal.

O comunicado oficial reforça que a complexidade do quadro clínico exige cautela: “O Santo Padre continua vigilante e bem orientado. A complexidade do quadro clínico e a espera necessária para que as terapias farmacológicas deem algum feedback exigem que o prognóstico permaneça reservado”.

Apesar das incertezas, Francisco participou da Santa Missa na manhã deste domingo no apartamento hospitalar montado no 10º andar do hospital Gemelli, em Roma, acompanhado pela equipe médica que o monitora de perto.

Musa da Independente de Boa Vista morre horas após desfile no Carnaval de Vitória

Artigo anterior

Marcelo Rubens Paiva sofre tentativa de agressão em bloco de Carnaval, mas celebra homenagem

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Famosos