0
O portal www.ba.gov.br ganhou o primeiro lugar na categoria Governo Estadual, nesta edição, conquistando o bicampeonato da premiação
A plataforma de serviços públicos digitais da Bahia (www.ba.gov.br) conquistou pelo voto popular o bicampeonato no Prêmio iBest, concorrendo na categoria Governo Estadual, que contempla iniciativas digitais voltadas à prestação de serviços públicos. O secretário da Administração da Bahia, Edelvino Góes, recebeu o troféu do primeiro lugar, na cerimônia de premiação realizada nesta sexta-feira (14), em Porto Alegre (RS), juntamente com o diretor-executivo da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb), José Rebouças.
O BA.GOV.BR competiu com as plataformas Poupatempo, de São Paulo, e RS.GOV.BR, do Rio Grande do Sul. Esta é a segunda vez que a ferramenta digital baiana conquista o primeiro lugar. Na edição anterior, a plataforma também venceu na categoria Governo Estadual. O iBest, considerado um dos maiores prêmios do universo digital do país, seleciona as melhores iniciativas desse segmento.
O secretário Edelvino Goés destacou o investimento do Governo da Bahia na área digitaital. “Conquistar o bicampeonato com a plataforma BA.GOV.BR, disputando com concorrentes tão qualificados, demonstra que o Governo do Estado está no caminho certo, na direção da transformação digital, para oferecer serviços públicos cada vez mais eficientes à população”, analisou o titular da Saeb.
O gestor ressaltou, ainda, a criação de outras ferramentas tecnológicas dentro da agenda de transformação digital do Estado, para melhorar a eficiência da máquina pública e a prestação de serviços ao cidadão. “Já implantamos também outras plataformas relevantes para a gestão, como o Sistema Eletrônico da Informação (SEI-Bahia), o RH Bahia e o CAF Digital”, acrescentou o secretário.
Esta edição contou com a votação direta do público em 108 diferentes categorias, agrupadas em quatro segmentos: E-commerce, Serviços, Serviços Financeiros e Conteúdo, além de uma categoria especial. Após a seleção dos três primeiros colocados pelo voto popular, o vencedor, o segundo e o terceiro lugares foram escolhidos pela Academia iBest Brasileira, composta por especialistas e personalidades convidadas.
Plataforma – Desenvolvida pela Prodeb, em conjunto com a Secretaria da Administração do Estado (Saeb), a plataforma conta hoje com mais de cinco milhões de usuários cadastrados e oferece mais de 470 serviços públicos à população. Somente em janeiro deste ano, os cidadãos realizaram mais de 1,4 milhões de atendimentos digitais na plataforma.
Disponível para o cidadão desde 2018, inicialmente com o nome de SAC Digital, a solução foi aprimorada no ano passado pelo governo baiano, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom) – com a marca BA.GOV.BR, passando a funcionar como canal único de informações e serviços do Estado.
Para o titular interino da Secom, Luciano Suedde, o prêmio traduz o reconhecimento da população. “O cidadão baiano é o foco principal do ba.gov.br. A plataforma disponibiliza acesso seguro e rápido a serviços diversos, além de levar informação sobre a atuação do Governo do Estado de forma clara e transparente a todos os baianos”, afirmou.
O trabalho resultou no reconhecimento externo. Além dos resultados no Prêmio iBest, o Governo da Bahia tem obtido colocações de destaque no Índice ABEP-TIC, desenvolvido pela Associação Brasileira das Entidades Estaduais e Públicas de TIC, com o objetivo de compor, por meio de indicadores, o Pilar de Eficiência da Máquina Pública.
O diretor-executivo da Prodeb também comentou a premiação: “Para nós, esse prêmio é mais um resultado do esforço da equipe Prodeb para atender a todos de forma cada vez mais próxima e efetiva. Pelo segundo ano, chegamos perto da população”.
Além de Rebouças e do secretário Góes, a Bahia esteve representada no evento por Kátia Argolo, gerente de Soluções Estratégicas da Prodeb, e por Igor Takenami, coordenador-executivo de Transformação Digital da Saeb.
Investimentos – Só para este ano, através de recursos próprios, o governo prevê investimentos de mais de R$ 20 milhões em transformação digital no Estado. E não para por aí. No último dia 12, o governo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) celebraram o início das atividades do programa Bahia Mais Digital, que irá direcionar U$ 52,5 milhões para o avanço da  transformação digital no Estado ao longo dos próximos cinco anos.
O encontro – uma missão de arranque promovida para viabilizar o alinhamento necessário aos primeiros desembolsos do programa – foi o primeiro evento desde a assinatura, no último dia 27 de dezembro, do contrato de empréstimo junto ao BID, que prevê a liberação para a Bahia de U$ 42 milhões em financiamento, com uma contrapartida de U$ 10,5 milhões a serem investidos diretamente pelo Estado.
Os recursos irão viabilizar a execução de uma série de ações voltadas para aprimorar a eficiência da gestão pública e promover a inclusão digital, além de ampliar a oferta e a utilização de serviços públicos digitais.
Fonte: Ascom/Saeb

Governo do Estado convoca novos profissionais para atuar na rede estadual de ensino

Artigo anterior

Em Amargosa, Governo do Estado autoriza construção da Maternidade Vale do Jiquiriçá

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Notícias