0

Mais da metade da população indígena no Brasil vive hoje em áreas urbanas, um fenômeno que revela um aumento significativo de 181,6% nos últimos 12 anos. De acordo com dados recentes do IBGE, o número de indígenas residindo em cidades saltou de 324.834 em 2010 para 914.746 em 2022, representando um crescimento de quase 600 mil pessoas. Em termos percentuais, essa população, que antes correspondia a 36,2% dos indígenas no Brasil, passou a somar 54% em 2022.

Esse movimento reflete uma mudança no perfil demográfico dos povos indígenas no país, que agora estão presentes em 4.833 municípios, conforme o censo. O total de indígenas no Brasil é de 1.694.836, uma evidência da crescente urbanização desse grupo, tradicionalmente associado a áreas rurais ou reservadas.

O aumento da população indígena nas cidades está ligado a diversos fatores, como busca por melhores condições de vida, acesso a serviços de saúde, educação e trabalho. No entanto, o crescimento também levanta questões sobre as condições de integração dessa população nas cidades e a preservação de sua identidade cultural, em um contexto de desafios sociais e econômicos.

STM Reduz Penas de Militares por Morte de Evaldo Rosa e Luciano Macedo

Artigo anterior

Retrospectiva Fotográfica do New York Times Destaca Momentos Marcantes de 2024

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Brasil