0

Motoristas que interrompem o uso do aplicativo de trânsito Waze podem experimentar sintomas semelhantes aos da abstinência, de acordo com um estudo recente coordenado pelas universidades Ariel e Reichman, de Israel. O estudo identificou que a falta do app pode provocar mau humor, conflitos e recaídas, comportamentos que se assemelham aos sinais de dependência ativa.

Os pesquisadores observaram que motoristas demonstraram atitudes características de adicção quando forçados a dirigir sem o suporte do aplicativo. Este fenômeno é atribuído às decisões de engenharia de software do Waze, que incorporam estratégias de gamificação, recompensas, feedback em tempo real e experiências personalizadas para manter o engajamento dos usuários.

Paulo Pirozelli, pós-doutor em inteligência artificial e analista do estudo, explica que essas estratégias são projetadas para criar uma experiência de uso altamente envolvente. “Esses elementos são intencionalmente implementados para maximizar o engajamento dos usuários, e quando eles ficam sem acesso ao aplicativo, a falta desses estímulos pode causar sintomas de abstinência”, analisa Pirozelli.

O estudo destaca o impacto psicológico que aplicativos de trânsito modernos podem ter sobre seus usuários, revelando como as técnicas de design podem influenciar o comportamento e a percepção de dependência tecnológica.

Brasil Registra Crescimento Populacional de 4,68% em 2024, Segundo IBGE

Artigo anterior

Espionagem e Música Pop: A Conexão de Taylor Swift com a Segurança Nacional

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Notícias