0

O Vitória oficializou na tarde desta quarta-feira (24) a contratação do técnico Jair Ventura, que chega para tentar livrar o clube da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro Série A. O treinador de 46 anos assinou contrato até o fim da temporada e terá 14 rodadas para evitar a queda, missão que já cumpriu em outras ocasiões na carreira, com Botafogo (2017), Sport (2020) e Juventude (2021).

Jair chega acompanhado do auxiliar técnico Emílio Faro e do analista de desempenho Antônio Macêdo. Ele assume o lugar de Rodrigo Chagas, que estava como interino desde a saída de Fábio Carille e chegou a ser efetivado há menos de um mês. Chagas será realocado para a função de auxiliar técnico fixo da comissão.

Instabilidade volta a rondar o Leão

Com a chegada de Ventura, o Vitória atinge a marca de quatro treinadores em uma única temporada, algo que não ocorria desde 2022. O clube ocupa atualmente a 17ª colocação, com 22 pontos, e luta diretamente contra o rebaixamento.

A sequência de mudanças no comando técnico — que passou por Thiago Carpini, Fábio Carille e Rodrigo Chagas — evidencia a reinstalação de um cenário de instabilidade que o clube parecia ter superado nos últimos anos.

Entre 2018 e 2022, o Vitória registrou 19 trocas de comando em 1.384 dias, com média de 72 dias por treinador. Esse ciclo só foi interrompido com a chegada de João Burse, que liderou o time no acesso à Série B em 2022, seguido por um período estável com Léo Condé, campeão da Série B em 2023 e do Campeonato Baiano em 2024. Condé foi demitido após um início ruim na Série A deste ano.

Carpini, que assumiu em seguida, até conseguiu uma recuperação que colocou o time na 11ª posição e garantiu vaga na Sul-Americana, mas acabou dispensado em julho. Com Rodrigo Chagas durando apenas 26 dias e Carille 46 dias, o novo comandante poderá ter, no máximo, 99 dias no cargo, a depender da renovação para 2026.

Números dos últimos técnicos do Vitória:

  • João Burse – 229 dias, 24 jogos, média de 1,71 ponto por jogo

  • Léo Condé – 459 dias, 74 jogos, média de 1,66 ppj

  • Thiago Carpini – 421 dias, 74 jogos, média de 1,43 ppj

Com contrato curto e pouco tempo para trabalhar, Jair Ventura terá a missão urgente de estancar a crise e evitar mais um rebaixamento na história do clube. A estreia pode ocorrer já no próximo fim de semana.

Duas mulheres são flagradas com drogas escondidas nas partes íntimas ao tentar visitar detentos em presídio de Barreiras

Artigo anterior

Anistia Golpista Perde Força no Congresso e Votação Entra em Suspenso

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Esporte