0

A Campanha de Vacinação Antirrábica em Salvador segue até a próxima terça-feira, 30 de setembro. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já imunizou mais de 200 mil cães e gatos na capital baiana, e a expectativa é ampliar ainda mais esse número até o fim da campanha.

Durante o período, o imunizante está disponível em 91 unidades de saúde da cidade. Além disso, equipes volantes e itinerantes continuam percorrendo bairros estratégicos para facilitar o acesso dos tutores e garantir ampla cobertura vacinal. A lista completa com os locais de vacinação pode ser consultada [neste link].

A vacinação antirrábica é a principal forma de prevenir a circulação do vírus da raiva, uma doença grave, sem cura, que pode ser transmitida aos seres humanos por meio da saliva de animais infectados. Em Salvador, não há registros de raiva humana desde 2004 e o último caso em animal doméstico ocorreu em 2009 — conquistas atribuídas à vacinação regular em massa.

“A vacinação é o principal instrumento que temos para evitar os casos de raiva no município e protege não só os animais, mas também todas as pessoas. É fundamental que os tutores levem seus cães e gatos para receber a dose anual e, assim, mantenham Salvador livre da doença”, destaca Danielle Dantas, médica veterinária e chefe do Setor de Vigilância e Controle da Raiva da SMS.

A SMS reforça que todos os cães e gatos a partir de três meses de idade devem ser vacinados, exceto os que estiverem doentes. A imunização é gratuita e essencial para a saúde pública.

Jovem autista é morto a tiros em ação policial em Salvador; moradores protestam e pedem justiça

Artigo anterior

Pai de Lamine Yamal critica escolha de Dembélé como melhor do mundo: “Foi um dano moral”

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Capital