0

Controlado pelo chavismo, o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela confirmou na terça-feira (22) os resultados das eleições presidenciais de 28 de julho, que garantiram a reeleição de Nicolás Maduro. A decisão, anunciada pelo presidente da Corte, Caryslia Rodríguez, ocorreu após uma auditoria dos resultados e seguiu o que já havia sido validado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

Rodríguez declarou que, com base na perícia realizada e no relatório elaborado por peritos nacionais e internacionais, a validade do material eleitoral examinado é inquestionável. “Esta câmara declara, com base na perícia realizada, e com base no relatório elaborado por peritos nacionais e internacionais, de forma inquestionável, a validade do material eleitoral examinado e valida os resultados das eleições presidenciais”, afirmou.

No entanto, o tribunal não apresentou as atas de votação, uma exigência tanto da oposição quanto da comunidade internacional, que contesta a legitimidade dos resultados. A juíza também acusou o candidato presidencial Edmundo González Urrutia de desacato por não ter respondido a uma intimação para depor como testemunha. Em resposta à decisão, González Urrutia afirmou que o governo “não usurpará a verdade” e reiterou que “a soberania reside de forma intransferível no povo”.

A validação da eleição pelo TSJ ocorre em meio a críticas de falta de imparcialidade e independência, tanto da oposição quanto do Conselho de Direitos Humanos da ONU. O órgão internacional alertou sobre a parcialidade do Supremo e do CNE, ambos dominados pelo regime chavista, comprometendo a credibilidade do processo eleitoral na Venezuela.

Kamala Harris Assume Candidatura à Presidência com Discurso de Liberdade e Unidade, Ataca Donald Trump

Artigo anterior

Pesquisa Datafolha Mostra Empate na Disputa pela Prefeitura de São Paulo, Eduardo Paes Mantém Liderança no Rio

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Mundo