0
O Carnaval da Bahia começou com ações preventivas do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), com a realização de exames para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais, além de distribuir preservativos e materiais informativos sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
A iniciativa reforça o direito à saúde do folião, para que aproveite a festa de forma mais segura. A equipe da Saúde entre em ação também no circuito da festa, com quatro postos de testagem rápida para IST, na Barra e na Ondina, em Salvador, e nos municípios de Porto Seguro e Rio de Contas. A novidade para esse ano são as equipes treinadas na língua brasileira de sinais, com o objetivo de ampliar o acesso.
Para a coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão, a ação é uma importante aliada no compromisso de eliminar a transmissão de HIV, sífilis e hepatites. “Nós temos uma equipe de captadores que trabalham no entorno falando sobre prevenção e informando que estão sendo realizados testes rápidos. É uma procura muito grande. A expectativa é de realizar mais de 11 mil exames”, destacou Eleuzina.
Para o servidor público Rodrigo Carneiro, o posto de testagem rápida é muito importante para o folião que está de passagem pelo local. “As pessoas acabam bebendo um pouco mais e precisam ter mais cuidado no momento da relação sexual, então esses postos facilitam porque já tem uma camisinha, já ajuda na prevenção. Acho muito válido e importante”, frisou.
Os postos têm capacidade para realizar até mil testes por dia, e devem distribuir cerca de 1 milhão de preservativos. Para a médica Taiane Araújo, é indispensável estimular o uso de preservativo. “Que bom que existe essa iniciativa para evitar as doenças sexualmente transmissíveis”, pontuou.
A distribuição, alinhada à testagem, compõe uma estratégia de prevenção, diagnóstico e tratamento. O cidadão que tiver resultado positivo pode escolher o início imediato do tratamento para sífilis no próprio estande, com a aplicação da penicilina benzatina (Benzetacil).
Fonte: SECOM

“Desejo sucesso aos artistas que fazem deste carnaval o mais potente do mundo”, declarou governador na abertura oficial da festa na capital

Artigo anterior

Postos para testagem de ISTs realizaram mais de 1.800 testes no primeiro dia de Carnaval

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Capital