0

Um novo relatório da IQAir, empresa suíça especializada em monitoramento da qualidade do ar, destaca que 19 das 20 cidades mais poluídas do mundo estão localizadas na Ásia. A pesquisa, que se concentrou nas partículas finas de poluição (PM2,5), revela que essas pequenas partículas, embora invisíveis, são extremamente prejudiciais à saúde humana. N’Djamena, a capital do Chade, na África Central, é a única exceção no ranking, ocupando o 20º lugar entre as cidades mais poluídas.

O estudo aponta que a Índia lidera o ranking, com 13 das 20 cidades mais poluídas do mundo, seguida pelo Paquistão, com quatro, e pela China e Cazaquistão, com uma cidade cada. As partículas de PM2,5 são notoriamente difíceis de detectar a olho nu, mas têm um grande impacto na saúde respiratória e cardiovascular das populações que vivem nessas áreas.

Esse cenário reforça a necessidade urgente de políticas públicas focadas na redução da poluição do ar, principalmente em regiões com altos índices de partículas finas, que afetam milhões de pessoas em áreas urbanas densamente povoadas. O levantamento também destaca as enormes desigualdades no que diz respeito à qualidade do ar, sendo a Ásia o epicentro da crise de poluição global.

MEC lança programa “Partiu IF” para preparar alunos da rede pública para cursos técnicos e científicos

Artigo anterior

Ópera inspirada em “I-Juca-Pirama” de Gonçalves Dias estreia na COP30 em Belém

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Mundo