0

A emblemática Praça dos Três Poderes, localizada em Brasília e reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco desde 1987, está prestes a passar por uma significativa reforma. O Ministério da Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançaram um edital para escolha do projeto de restauro do local, que incluirá a recuperação de estruturas comprometidas, instalação de piso novo de pedras portuguesas, melhoria na iluminação, acessibilidade para pessoas com deficiência, drenagem para evitar poças d’água, entre outras intervenções.

O projeto, orçado em R$ 993 mil nesta primeira fase, será financiado com recursos do Novo PAC, programa de investimentos do governo federal. Ainda não há uma estimativa para o custo total da obra, que dependerá do projeto vencedor. O governo espera anunciar o vencedor do edital até fevereiro de 2025, quando então o governo do Distrito Federal poderá realizar a licitação para contratar a empresa responsável pela execução da obra.

A Praça dos Três Poderes, projetada pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, é um marco arquitetônico que abriga as sedes dos Três Poderes da República: o Palácio do Planalto (Executivo), o Palácio do Supremo Tribunal Federal (Judiciário) e o Congresso Nacional (Legislativo). Com seu piso de pedras portuguesas, a praça é adornada por esculturas icônicas, como “Os Candangos”, símbolo de Brasília, e “A Justiça”, de Alfredo Ceschiatti, que decora a frente do STF.

Além das sedes dos poderes, a praça conta com o Museu Histórico de Brasília, o Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, o Mastro da Bandeira, onde ocorre a cerimônia de troca da bandeira nacional todo primeiro domingo de cada mês, o Pombal, escultura em concreto de Niemeyer, e a Casa de Chá, atualmente utilizada como Centro de Atendimento ao Turista.

Apesar da grandiosidade do projeto de reforma, ainda não está definido se a Praça dos Três Poderes será totalmente fechada ao público durante as obras. O objetivo é preservar este importante patrimônio histórico e cultural, que representa não apenas a capital brasileira, mas também a própria história e identidade do país.

 

 

Video: CNN BRASIL

CNJ revela conexão entre corrupção, lavagem de dinheiro e degradação da Amazônia

Artigo anterior

Presidente do Senado rebate críticas do ministro da Fazenda sobre política fiscal

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Política