0

Desde o início das enchentes no Rio Grande do Sul, a polícia gaúcha já prendeu 130 pessoas por crimes cometidos em meio às inundações. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), 48 foram detidos por crimes patrimoniais e outras 49 prisões ocorreram em abrigos. Para reforçar a segurança, a corporação suspendeu as férias e reduziu os intervalos de escala do efetivo, que conta com cerca de 17,8 mil policiais.

As tempestades que atingem o Estado desde o final de abril já deixaram 157 mortos, segundo levantamento da Defesa Civil. Ao menos 806 pessoas se feriram e outras 88 seguem desaparecidas nas enchentes. O desastre climático também deixou 581.633 desalojados e 76.955 pessoas em abrigos pelo RS.

Os estragos provocados pelas chuvas fizeram com que 40 escolas precisem ser reconstruídas ou realocadas e 194 mil dos 750 mil alunos da rede estadual não deverão retornar às aulas tão cedo. No total, 72% das unidades de ensino já voltaram a funcionar.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou a operação de voos comerciais na Base Aérea de Canoas, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, durante o estado de calamidade pública. A decisão autoriza que o espaço — destinado à aviação militar — realize transporte de passageiros civis e cargas.

O presidente Lula se reuniu no Palácio da Alvorada com os ministros Paulo Pimenta (Reconstrução do RS), Fernando Haddad (Fazenda), Waldez Góes (Integração) e Renan Filho (Transportes) para discutir medidas de auxílio ao Rio Grande do Sul. Foi anunciada uma parcela extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para cidades em estado de calamidade, com um repasse estimado de R$ 192,7 milhões para 47 municípios gaúchos. Também foi editada uma Medida Provisória flexibilizando a Lei de Licitações para agilizar compras públicas nesses locais.

O Ministério da Reconstrução do Rio Grande do Sul deve começar a montagem da equipe de trabalho nesta segunda-feira, com a nomeação de Emanuel Hassen de Jesus como secretário executivo, segundo posto mais importante da pasta. Atual secretário de Comunicação Institucional do governo Lula, “Maneco” Hassen, como é conhecido, também é gaúcho e foi prefeito de Taquari por dois mandatos pelo PT.

Governo do Estado entrega vans escolares que vão atender estudantes da zona rural de 54 municípios

Artigo anterior

Desembargador Vota pela Cassação do Governador Cláudio Castro por Abuso de Poder

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Brasil