0

Brasília – A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa acabar com a jornada de trabalho de seis dias seguidos e um de descanso alcançou, ontem, o número de assinaturas necessárias para iniciar sua tramitação no Congresso Nacional. A proposta, defendida por um grupo de parlamentares, incluindo a deputada Erika Hilton (PSOL-SP), já conta com o apoio de 194 deputados, superando os 171 votos mínimos exigidos para seguir adiante.

A PEC propõe uma mudança significativa no modelo de organização da jornada de trabalho no Brasil, visando estabelecer uma distribuição diferente dos dias de descanso e trabalho. Caso seja aprovada, a mudança pode impactar diretamente a rotina de milhões de trabalhadores no país, alterando as atuais normas que garantem seis dias de trabalho e um de descanso.

Mudança Radical nas Condições de Trabalho
A proposta busca garantir maior equilíbrio na jornada de trabalho, dando aos trabalhadores mais tempo para descanso e lazer, além de promover uma reflexão sobre as condições de trabalho no Brasil. De acordo com Erika Hilton, a mudança não só visa melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, mas também repensar o atual modelo que pode ser visto como extenuante para muitos.

Próximos Passos no Congresso
Com as assinaturas já recolhidas, a PEC está em posição de ser debatida nas comissões da Câmara dos Deputados. Após passar pela análise dos parlamentares, o texto pode seguir para o Senado. Para ser aprovado, a proposta precisará de dois turnos de votação, tanto na Câmara quanto no Senado, com um quórum de 60% dos parlamentares em cada casa.

A tramitação da proposta promete gerar intensos debates, com apoio de setores que defendem melhorias nas condições de trabalho e críticas de outros que consideram que mudanças dessa magnitude podem ter impactos econômicos negativos, especialmente em setores que operam com sistemas de trabalho intensivo.

A PEC ainda está em sua fase inicial no Congresso, mas já promete ser um dos temas centrais das discussões trabalhistas nos próximos meses.

Bancada do PSD Retira Candidatura de Antonio Brito e Hugo Motta se Consolida como Favorito na Presidência da Câmara

Artigo anterior

Trump Conquista Maioria no Congresso e Anuncia Novos Integrantes para seu Governo

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Brasil