0

A programação de Verão da Orquestra Sinfônica da Bahia, Osba, tem início a partir da próxima segunda-feira, dia 5, com uma série de apresentações gratuitas em diferentes espaços culturais de Salvador. As atividades seguem até o dia 8 de janeiro, reunindo concertos que dialogam com a literatura e projetos que aproximam a música de câmara do público em museus da capital.

Nos dias 6 e 7 de janeiro, sempre às 19h, a Biblioteca Central do Estado da Bahia recebe o concerto “Cecilianas”, com capacidade para até 250 espectadores. A apresentação propõe um encontro entre obras do compositor inglês Henry Purcell, que viveu entre 1659 e 1695, e a leitura de textos da escritora brasileira Cecília Meireles, promovendo um diálogo sensível entre a música barroca e a poesia.

Segundo o maestro e curador artístico da Osba, Carlos Prazeres, o concerto dá continuidade a uma linha de projetos da Orquestra que integram música sinfônica e literatura. Ele lembra iniciativas anteriores como “Drummond em Concerto”, “Gregorianas” e “Quintanares”, e destaca a escolha de Cecília Meireles como uma homenagem necessária. Para Prazeres, a poesia da escritora é extremamente musical, inventiva e sutil, características que dialogam com o lirismo e a carga emotiva da obra de Henry Purcell.

Paralelamente, entre os dias 5 e 8 de janeiro, a Osba realiza a segunda edição do projeto “Cameratas nos Museus”, que leva grupos de música de câmara da Orquestra a importantes equipamentos culturais da cidade. A iniciativa prevê duas apresentações diárias, sempre às 15h e às 15h30.

A programação começa na segunda-feira, dia 5, no Museu de Arte Moderna da Bahia, MAM-Bahia. No dia 6, as cameratas se apresentam no Museu Geológico da Bahia. No dia 7, o projeto chega ao Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira, Muncab, e, no dia 8, encerra no Museu Eugênio Teixeira Leal, ampliando o acesso do público à música clássica em espaços diversos.

Encerrando a programação de Verão da Osba em 2026, a Orquestra realiza a terceira edição do “OSBREGA – Concerto do Amor – Volume 3”, no dia 9 de janeiro, às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, TCA. Os últimos ingressos estão disponíveis para venda na plataforma Sympla, com valor de R$ 80 a inteira.

Deputado Nelson Leal reage a Jerônimo Rodrigues e critica gestão estadual na Bahia

Artigo anterior

Jovem morto em atropelamento planejava viagem com namorada suspeita do crime em São Paulo

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Capital