0

Nos últimos dias, o Brasil tem enfrentado uma onda de calor intensa que resultou em recordes históricos de temperatura em vários estados. Meteorologistas e climatologistas apontam para um fenômeno chamado “domo de calor” como o principal responsável por esse calorão fora do comum, influenciado por fatores globais como o El Niño e as mudanças climáticas. Neste artigo, vamos explorar em detalhes o que é o domo de calor, como ele se forma e quais são suas implicações para o clima e as temperaturas no Brasil.

O Domo de Calor

O domo de calor é também conhecido como bloqueio atmosférico e é um fenômeno cria uma espécie de “bolha” de ar quente na atmosfera, impedindo a ocorrência de outros eventos meteorológicos, como chuvas ou frentes frias e acaba funcionando como se fosse uma espécie de tampa numa panela, que tende a impedir que o calor acumulado dentro da panela se dissipe.

Essa massa de ar quente circula verticalmente, de cima para baixo, e enfrenta dificuldades para se dissipar devido à alta pressão atmosférica que a empurra em direção à superfície terrestre. À medida que desce, passa por um processo de compressão, gerando ainda mais calor. Essa configuração de alta pressão atmosférica funciona como uma barreira, impedindo a entrada de nuvens e ampliando a incidência de raios solares. Em um cenário de primavera e verão, quando a radiação solar é mais intensa, isso contribui para temperaturas mais altas e condições mais secas.

Embora o bloqueio atmosférico seja comum nas regiões Sudeste e Centro-Oeste durante o inverno, é incomum que persista por muitos dias, como tem acontecido atualmente. O domo de calor pode durar mais tempo do que o normal, intensificando seus efeitos.

SpaceX lança Starship, mas perde contato com a nave; missão também teve explosão de propulsor

Artigo anterior

EUA, Israel e Hamas fazem acordo para liberar reféns em troca de pausa nos ataques, diz jornal

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Notícias