0

Análise Futebolística

Vinícius Nunes 
contato@portal2dejulho.com.br

Todo mundo sabe que a situação do Bahia no Campeonato Brasileiro Série A não é das melhores e que o time corre grandes riscos de ser rebaixado novamente. Apesar disso, o Tricolor conseguiu fazer boas compras na janela de transferências e pelo menos duas das novas contratações podem salvar a equipe baiana de voltar para a Série B do Brasileirão. Os jogadores em questão são o lateral-direito Gilberto (ex-Benfica de Portugal) e o lateral-esquerdo Camilo Cándido (Ex-Nacional do Uruguai).

As laterais têm sido problema do Bahia há muito tempo. Não apenas isso, dificilmente um time da elite do futebol brasileiro possui dois laterais de confiança. É uma posição difícil de se encontrar com qualidade no Brasil e isso falando das equipes que brigam pelo título da Série A do Brasileirão, imagina quando o cenário é para os clubes que brigam para não serem rebaixados. Por isso, a chegada de dois atletas que já foram convocados pelas seleções de seus países (Camilo pelo Uruguai e Gilberto pelo Brasil) dá uma perspectiva bastante elevada para o Tricolor baiano.

A qualidade Gilberto já foi vista e aprovada pelo futebol brasileiro, além disso, o atleta foi bem em todos os jogos pelo Bahia e mostrou até mesmo um poder de liderança e muita personalidade. O jogador tem começado muitas jogadas pelo lado direito e tem feito uma boa dobradinha com Ademir e também com Victor Jacaré, ou seja, quem joga por ali aumenta o rendimento. Por enquanto, dá pra notar um abismo de qualidade entre o atual ‘camisa 2’ do clube em relação a Cicinho e a André, atletas que ocupavam a posição antes. A coisa estava tão feia que Renato Paiva teve que mudar o esquema para três zagueiros e improvisar Jacaré de ala pelo lado direito.

Já a lateral-esquerda não é um problema tão gritante para o Bahia como a direita. Matheus Bahia fazia um trabalho razoável no setor, principalmente na parte defensiva, porém ele teve lesões ao longo do ano e perdeu muitos jogos o que fez com que o setor ficasse com Chávez (maior contratação do Tricolor Baiano na primeira janela de transferências) e o jovem Ryan, com nenhum dos dois atendendo as expectativas, principalmente o equatoriano que teve atuações pavorosas. Por isso, a chegada de Camilo Cándido foi tão importante e até o momento o jogador mostrou muita qualidade com a bola no pé, seja nos passes, ou até em dribles, como foi no gol de Everaldo contra o América Mineiro. Portanto, pode-se dizer que o Esquadrão de Aço ganhou qualidade na titularidade com Camilo e agora tem em Matheus Bahia um reserva muito sólido.

Com todos esses fatores citados, é muito provável que o Bahia faça um segundo turno muito melhor que o primeiro e saia dessa situação. Gilberto e Camilo Cándido, caso não se machuquem e permaneçam jogando em bom nível, devem salvar o Tricolor baiano de mais um rebaixamento.

 

(Foto: Divulgação E.C. Bahia)

 

Lei de Cotas: entenda as mudanças aprovadas na Câmara

Artigo anterior

Pais que lutam: eles combatem racismo e se multiplicam em amor

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Esporte