0

Durante os cinco dias do Festival Virada Salvador, mulheres que frequentarem o evento poderão contar com uma tecnologia inovadora para denunciar casos de violência de gênero, incluindo importunação sexual. A parceria entre a Prefeitura de Salvador, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e a Secretaria de Políticas para as Mulheres e Juventude (SPMJ), com a startup Super Nina, traz uma ferramenta para mapear e combater a violência nas áreas de grande circulação de pessoas e nos ônibus especiais que atendem à Boca do Rio.

A iniciativa é a primeira vez que a tecnologia da Super Nina será utilizada em grande escala, em um evento desse porte. A ferramenta oferece duas formas de denúncia: presencialmente, no posto avançado da SPMJ montado na Arena, ou por meio do WhatsApp da Nina. As interessadas podem se cadastrar previamente enviando uma mensagem para o número (85) 9 3300-7001, que será amplamente divulgado durante o evento.

De acordo com Simony César, CEO da Super Nina, as vítimas ou testemunhas poderão ser direcionadas para o Centro de Proteção à Mulher, localizado dentro do evento, onde receberão apoio de psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais de saúde. Se a denúncia for realizada por WhatsApp e a vítima não estiver mais no local, ela será orientada a buscar atendimento na Casa da Mulher Brasileira, nas proximidades do Hospital Sarah.

O sistema também possibilita que as denúncias, tanto feitas pelo WhatsApp quanto diretamente no posto, sejam integradas, garantindo um atendimento eficiente e unificado. Caso o incidente ocorra dentro de um dos ônibus, a vítima poderá fornecer o número de identificação do veículo, permitindo que a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) acione as câmeras internas para identificar os envolvidos.

Ana Carolina Nunes, consultora de Políticas da Super Nina, destaca que o sistema de inteligência artificial da startup facilita o registro e cruzamento de dados, criando soluções mais eficazes para o mapeamento da violência. Além disso, a plataforma assegura a privacidade dos dados, conforme as normas da LGPD.

A secretária Fernanda Lordelo, da SPMJ, ressaltou a importância da parceria para oferecer suporte às vítimas de violência durante um dos maiores eventos da cidade. A ação também contará com patrulhamento nas áreas de maior demanda, garantindo a segurança e a resposta rápida a incidentes.

Polícia Militar Prende Suspeito com Grande Quantidade de Drogas em Salvador

Artigo anterior

Polícia Militar Prende Três Suspeitos de Tráfico de Drogas na Praia do Porto da Barra

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Capital