0

Um estudo conduzido por especialistas das universidades de Göttingen (Alemanha) e Edimburgo (Reino Unido) revelou que a Guiana é o único país do mundo com autossuficiência na produção de alimentos em todos os grupos alimentares essenciais. A pesquisa analisou dados de consumo per capita diário em gramas, referentes a 187 países, com base em estatísticas de 2020.

De acordo com os pesquisadores, a Guiana consegue suprir internamente as necessidades de sua população em categorias como vegetais, frutas, grãos, laticínios, carnes e peixes, sem depender de importações para equilibrar sua dieta alimentar nacional.

O levantamento aponta que, embora o Brasil seja um dos maiores produtores agrícolas do mundo, não atinge autossuficiência nos grupos de vegetais e peixes, o que o impede de figurar entre os países mais equilibrados do ponto de vista da produção alimentar diversificada.

A pesquisa traz novas perspectivas para os debates sobre segurança alimentar global e ressalta a importância de políticas públicas que incentivem diversificação agrícola e sustentabilidade nos sistemas de produção de alimentos.

Projeto inédito da Ufes busca recuperar manguezal devastado por granizo no Espírito Santo

Artigo anterior

Ancelotti testa Matheus Cunha e Raphinha como titulares para enfrentar o Paraguai

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Notícias