0

Entre os dias 3 e 14 de abril, São Paulo e Rio de Janeiro serão palco do 29º Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade, e um dos destaques da programação é o filme “Lampião, governador do sertão”, dirigido por Wolney Oliveira. O documentário, que investiga a influência do cangaço na cultura brasileira e internacional, foi selecionado para participar da Mostra Brasileira de Longas ou Médias-metragens do evento, considerado o maior dedicado exclusivamente à cultura do documentário na América do Sul.

“Lampião, governador do sertão” mergulha no legado cultural, nas polêmicas e nos mitos que cercam a figura de Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como Lampião. O filme promete uma abordagem profunda e envolvente sobre esse tema tão emblemático da história brasileira.

Patrocinado pela Ancine, por meio do Fundo Setorial do Audiovisual, e pelo Governo do Estado do Ceará, via Mecenato Estadual, através da Enel Distribuição Ceará, o documentário conta com cenas gravadas no Cariri cearense, revelando a dedicação do cineasta em explorar os cenários e aspectos históricos relacionados ao cangaço.

O diretor Wolney Oliveira revela sua paixão pelo tema: “Lampião sempre foi um assunto que me apaixonou. Meu pai, Eusélio Oliveira, me influenciou no tema. Era um apaixonado pela história e o primeiro livro que li sobre cangaço foi presente dele.” Ele ainda destaca a importância de obras como “Memória do Cangaço”, um clássico do Cinema Novo, e o livro “Milagre em Juazeiro”, de Ralph Della Cava, que retrata a passagem de Lampião por Juazeiro em 1926.

O Festival É Tudo Verdade 2024 exibirá um total de 77 produções, entre longas, médias e curtas-metragens, de 34 países. Além das Mostras Competitivas, o evento apresentará programas especiais, retrospectivas e foco latino-americano, reforçando seu compromisso com a diversidade e qualidade do cinema documental.

Focos de incêndio em Roraima atingem níveis alarmantes, qualidade do ar comprometida

Artigo anterior

Suspensão de Gabigol por doping: a importância da integridade no esporte

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Capital