0
No intuito de preservar a arte e memória sacra da Bahia, o Governo do Estado anunciou mais um investimento de restauração de templo religioso, nesta quarta-feira (28), em Feira de Santana. Foi autorizada pelo governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do diretor-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), Marcelo Lemos, a recuperação e restauração da fachada do Santuário Senhor dos Passos. A obra contará com investimento de R$ 1,5 milhão do instituto, vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA).
“Independente de credo religioso, não podemos perder de vista que recuperar patrimônios históricos é preservar a história, a cultura de um povo. Aqui, a história de Feira de Santana. A engenharia do IPAC exigiu que nós tivéssemos todo o cuidado de preservar as características originais da igreja, é um patrimônio tombado, e vamos ter o zelo de entregar uma obra que respeite a história de Feira”, disse o chefe do executivo baiano.
Os recursos serão destinados à estabilização e recuperação de elementos estruturais e decorativos da fachada, como revestimento, pináculos e adornos superiores, degradados por ação do tempo. A obra foi autorizada após vistoria realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), pela Prefeitura de Feira de Santana, pela Arquidiocese local e pela Paróquia Senhor dos Passos, que identificou riscos à estrutura.
Segundo o Ipac, de 2023 para 2024, os restauros representaram um aumento de 67% do investimento estadual e de 2024 para 2025, de 70%. “É um governo comprometido com a memória do nosso povo e com a preservação do patrimônio cultural da Bahia. Em Feira de Santana, temos 16 patrimônios materiais tombados pelo Governo do Estado e o nosso trabalho será o de fiscalizar e acompanhar a obra, para que a gente não perca o estilo neogótico dessa igreja, para que a gente não perca a história que essa igreja conta e que a gente entregue uma belíssima obra”, destacou Marcelo Lemos.
Arquitetura neogótica
Construída no estilo neogótico, a igreja foi a segunda erguida no município, inaugurada em 1964. Em maio de 2024, o templo foi elevado à condição de Santuário Arquidiocesano, reforçando seu papel no calendário religioso de Feira de Santana.
À frente do Santuário, o padre Júlio Santa Bárbara falou de esperança, ao se referir à reforma do templo. “Estou aqui há quase três anos e observo de perto a força dessa igreja, o amor que as pessoas têm com ela. Como um lugar de refúgio mesmo, de cura. Então, nesse sentido, restaurar essa igreja, que é um grande cartão postal de Feira de Santana, está no coração, no centro comercial de Feira de Santana, significa, de fato, devolver ao povo a esperança de dias melhores”.
Fonte: SECOM

Governo do Estado inicia caravana de escutas sociais com foco no Plano Estadual de Juventude

Artigo anterior

Em Lençóis, governador Jerônimo Rodrigues recebe Comenda de Honra ao Mérito durante Congresso do MPBA

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Interior