0

Uma doença respiratória misteriosa que já teria causado a morte de vários cães nos Estados Unidos pode ser causada por uma nova bactéria, de acordo com pesquisadores.

Laboratórios veterinários de vários estados norte-americanos já estavam investigando a doença, que está se espalhando entre cães de todas as idades, mas com maior incidência em animais mais velhos.

Os sintomas da doença incluem tosse, espirros, corrimento nasal ou ocular e letargia. Alguns casos de pneumonia progridem rapidamente, deixando os cães muito doentes em um período de 24 a 36 horas.

O médico David Needle, chefe da seção de patologia da Faculdade de Ciências da Vida e Agricultura da Universidade de New Hampshire, disse à NBC News que a bactéria responsável pela doença é “menor do que uma bactéria normal”.

“Seu tamanho reduzido pode permitir que ela escape das defesas imunológicas do cão no trato respiratório superior e penetre nos pulmões”, explicou.

Needle disse que as bactérias recém-descobertas são “novas como causa potencial de doença, mas é provável que sejam – ou tenham evoluído a partir de – um componente do microbioma do cão”.

O microbioma do cão é o conjunto de microrganismos que vivem naturalmente dentro e sobre o corpo de um cão saudável.

A equipe de pesquisa está compartilhando esses resultados antes de publicar um artigo de pesquisa, na esperança de que suas descobertas preliminares forneçam aos veterinários que lidam com esta e outras doenças respiratórias algumas informações.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) emitiu um alerta sobre a doença, recomendando aos proprietários de cães que estejam atentos aos sintomas e levem seus animais ao veterinário se estiverem preocupados.

Mais bombeiros militares e viaturas seguem para dar apoio a incêndios no sul da Bahia

Artigo anterior

Família de produtor baiano entra em acordo com empresa de Marília Mendonça para pensão vitalícia

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Mundo