0

A 2ª edição do Curto Circuito das Artes, promovida pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), traz uma programação diversificada e gratuita de música, teatro, dança e circo para os bairros de Salvador, com 57 apresentações que irão até fevereiro de 2025. O festival, que ocorre entre 8 de janeiro e 16 de fevereiro, ocupará seis espaços culturais da cidade, oferecendo ao público uma ampla gama de espetáculos voltados para todas as idades.

A abertura do festival será no dia 8 de janeiro, com duas atrações imperdíveis. Às 16h, no Teatro Gregório de Mattos, a cantora mirim Lilica Rocha apresenta seu show “Baba Yaga”, trazendo seu segundo disco e releituras de grandes sucessos infantis e de Axé Music. Lilica, com apenas 10 anos, promete contagiar o público, entrando no clima de pré-carnaval. Ela ainda se apresentará mais três vezes durante o mês de fevereiro no festival.

Também no dia 8, a atriz Edvana Carvalho sobe ao palco do Espaço Cultural da Barroquinha com a peça “Aos 50 Quem me Aguenta”, às 19h. O espetáculo, que será apresentado em outros dois locais (Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360° e Cajazeiras), aborda os desafios de mulheres acima de 50 anos, especialmente aquelas negras e nordestinas, rompendo com estereótipos sobre o envelhecimento feminino.

Além disso, a programação da primeira semana conta com diversas outras atrações. O monólogo “Surf no Caos”, de Rita Assemany, será apresentado no Teatro Gregório de Mattos no dia 10 de janeiro, enquanto Marcelo Praddo traz o espetáculo “Vou te Contar”, que se apresenta no Espaço Boca de Brasa Valéria no dia 11. No Espaço Cultural da Barroquinha, o público poderá conferir também o espetáculo de dança “Entrelinhas”, que trata da violência contra a mulher e do silenciamento histórico da mulher negra, nos dias 9 e 10 de janeiro.

No campo da música, o projeto Sibí Dúdú celebra a cultura de matriz africana em Salvador com apresentações nos dias 11 e 12 de janeiro, também no Espaço Cultural da Barroquinha. O Teatro Gregório de Mattos ainda receberá, entre os dias 9 e 15 de janeiro, o espetáculo teatral “Museu do que Somos”, que mistura teatro, performance e museologia, convidando o público a interagir e criar uma exposição coletiva.

Para quem busca uma programação artística para toda a família, o Curto Circuito das Artes inclui também atividades formativas associadas aos espetáculos, além de exposições como “Plantações de Autoestima”, dos grafiteiros Sagaz & Pepino, na Galeria da Cidade. Ao todo, 57 apresentações serão realizadas, espalhadas pela cidade, com ingressos gratuitos distribuídos nas bilheteiras uma hora antes das apresentações.

Segundo Chicco Assis, idealizador do festival, a programação de janeiro e fevereiro promete aquecer ainda mais o verão cultural de Salvador, com uma verdadeira “explosão de arte” em diversos espaços da cidade, atingindo desde o público infantil até os adultos, com espetáculos de teatro, dança, circo, arte visual e muito mais. Assis destaca que o Curto Circuito é uma grande oportunidade para fortalecer a conexão do público com a cultura e as artes, promovendo a inclusão e a diversidade.

O Curto Circuito das Artes não é apenas um festival, mas uma verdadeira temporada de verão de artes e cultura, que promete movimentar e transformar a cena cultural de Salvador até fevereiro de 2025.

Lula e Arthur Lira se Reúnem Após Decisão do STF Sobre Emendas Parlamentares

Artigo anterior

Liverpool Vence Leicester de Virada por 3 a 1 e Consolida Liderança no Campeonato Inglês

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Capital