0

Antes do início da temporada 2023/2024 na Europa, o Paris Saint-Germain (PSG) sofreu duas perdas significativas em seu elenco: Lionel Messi, que transferiu-se para o Inter Miami, dos Estados Unidos, e Neymar, que assinou com o Al-Hilal, da Arábia Saudita. A saída desses craques impactou diretamente na popularidade do clube francês entre os torcedores brasileiros.

De acordo com a pesquisa “O Maior Raio-X do Torcedor”, uma parceria Quaest/CNN/Itatiaia, em 2023, quando ainda contava com Messi e Neymar, o PSG era o terceiro clube estrangeiro mais popular no Brasil, com 5% dos torcedores. Contudo, após uma temporada sem a dupla, o apoio caiu drasticamente para 1%, fazendo com que o PSG caísse para a quarta posição no ranking, tecnicamente empatado com o Manchester City, da Inglaterra, e o Boca Juniors, da Argentina.

A pesquisa também revelou que os clubes espanhóis Real Madrid e Barcelona continuam dominando as duas primeiras posições, respectivamente, com uma larga vantagem. A queda do PSG favoreceu a ascensão do Manchester City, campeão da Champions League 2022/2023, que possui estrelas como o goleiro brasileiro Ederson, o meia belga Kevin De Bruyne, o atacante norueguês Erling Haaland e o técnico espanhol Pep Guardiola.

Além disso, a pesquisa indicou que 62% dos torcedores brasileiros não apoiam nenhum clube estrangeiro, um aumento de dois pontos percentuais em comparação com 2023.

Metodologia da Pesquisa

A pesquisa “O Maior Raio-X do Torcedor” ouviu 6.373 pessoas, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas com torcedores de 278 cidades e 714 jovens de 7 a 15 anos. A coleta de dados foi realizada entre 27 de abril e 1º de maio de 2024, por meio de entrevistas face a face com questionários estruturados. A margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com um nível de confiabilidade de 95%

 

 

Fonte: CNN Brasil

Bahia mobiliza especialistas para auxiliar no enfrentamento das enchentes no Rio Grande do Sul

Artigo anterior

Imagens da NASA Revelam Atividade Geológica em Europa, Lua de Júpiter

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Esporte