0

Na noite de sexta-feira (24), 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos foram liberados das algemas com a intervenção do Ministério da Justiça e Segurança Pública, após uma situação tensa durante o voo de deportação. O avião norte-americano, que seguia para o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, fez um pouso de emergência em Manaus devido a problemas técnicos, o que permitiu que a Polícia Federal agisse.

De acordo com o Ministério da Justiça, a situação foi trazida à atenção do ministro Ricardo Lewandowski, que imediatamente orientou a Polícia Federal a liberar os deportados das algemas. “O ministro destacou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”, afirmou a nota oficial.

As autoridades norte-americanas haviam mantido os brasileiros algemados durante a viagem, algo que, de acordo com a legislação dos EUA, é uma prática comum em voos de deportação, com o objetivo de evitar distúrbios ou tentativas de fuga. No entanto, o governo brasileiro considerou a medida desproporcional e uma violação dos direitos humanos, especialmente porque a maioria dos deportados não possui antecedentes criminais significativos.

A Polícia Federal, ao receber os brasileiros em solo nacional, determinou a retirada imediata das algemas, em respeito à soberania brasileira e aos protocolos de segurança do país. A PF também proibiu que as autoridades americanas continuassem com as detições após a aterrissagem.

Por determinação da Presidência da República, uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) foi acionada para transportar os deportados a Belo Horizonte, onde serão acompanhados por militares da FAB e policiais federais. O Ministério da Justiça e a Polícia Federal seguirão monitorando a situação, garantindo a segurança e os direitos dos brasileiros que retornam ao país.

105 integrantes da Torcida Uniformizada os Imbatíveis são detidos após confusão em Periperi

Artigo anterior

Torcedores do Vitória denunciam violência policial antes da goleada na Fonte Nova

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Brasil