0

Nesta segunda-feira (26), a Basílica do Senhor do Bonfim, em Salvador, foi palco de uma Santa Missa especial presidida pelo Arcebispo de Salvador, Cardeal Dom Sergio da Rocha. A cerimônia marcou a instituição de 26 homens e mulheres, provenientes de arquidioceses e dioceses da Bahia e Sergipe, como membros do Ministério de Catequistas. Este é um momento histórico, sendo a primeira vez que o ministério é celebrado na Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O evento, que teve início às 17h, contou com a concelebração de arcebispos e bispos das 26 dioceses presentes, reforçando a importância da ocasião. Instituído pelo Papa Francisco em 2021, o Ministério de Catequistas é visto como uma resposta à “urgente necessidade de evangelização no mundo contemporâneo”, segundo as diretrizes da Igreja.

Os catequistas, leigos comprometidos com a missão evangelizadora, não visam substituir os sacerdotes, mas expressar a vocação batismal com um papel ativo na transmissão da fé. Eles atuam desde o primeiro anúncio até a preparação para os Sacramentos da Iniciação Cristã — Batismo, Eucaristia e Crisma — e são fundamentais para a formação permanente dos fiéis.

Durante a instituição do ministério, o Papa Francisco enfatizou que a identidade do catequista deve ser construída através da oração, estudo e participação ativa na vida comunitária. “Os leigos são, antes de tudo, chamados a tornar a Igreja presente e atuante nos lugares onde ela não pode ser sal da terra a não ser por meio deles”, destacou a Constituição Dogmática Lumen Gentium.

A celebração na Basílica do Senhor do Bonfim não apenas reforçou o papel dos novos catequistas, mas também ressaltou o compromisso da Igreja com a evangelização e a formação contínua da comunidade de fé. Com essa nova iniciativa, a Igreja busca fortalecer seus laços e ampliar sua atuação nas diversas realidades da Bahia e Sergipe.

Cineteatro 2 de Julho é Reinaugurado com Estrutura Moderna e Diversidade de Atividades

Artigo anterior

TRE-BA Define Tempos de Propaganda Eleitoral: Bruno Reis Tem Maior Tempo na TV e Rádio

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Capital