0

O “Navio Pirata” é, sem dúvidas, um dos blocos mais esperados em todo Carnaval de Salvador. Em 2025 não foi diferente e, claro, eu estive no Campo Grande para acompanhar de perto a última participação do grupo neste ano.

O grupo, comandado por Russo Passapusso, é conhecido por suas apresentações energéticas, envolvimento com o público e por seu compromisso com questões sociais e políticas. A avenida se transformou em um verdadeiro mar de foliões – fazendo jus ao nome do bloco -, que pulavam, abriam rodas e vibravam ao som da mistura de ritmos afro, eletrônico e experimental característicos.

Ao pisar na Avenida e ouvir uma multidão cantando “Alfazema” para pedir proteção e caminhos abertos senti o corpo inteiro arrepiar. É, de fato, uma experiência única e talvez indescritível. Fica aqui o meu convite para quem ainda não viveu isso!

O trio contou com participações especiais dos cantores Pitty, Vandal, B Negão e Ágatha Macedo, que trouxeram ao Navio Pirata ainda mais potência e levaram os foliões apaixonados à loucura.

Adriele Vieira, 32 anos, moradora de Salvador, esteve presente para curtir a apresentação do BaianaSystem e descreveu a experiência como inesquecível:

Ontem fui curtir o carnaval no trio de BaianaSystem no Campo Grande, e foi uma energia surreal. Como sempre, muito lotado e de pessoas com o mesmo propósito: se divertir e viver o carnaval. Pulamos, corremos, abrimos roda, não vi nenhuma violência e nada que fugisse do propósito do que é o ‘Navio Pirata.

Além do BaianaSystem, outras grandes atrações passaram pelo circuito no sábado (01/03), mostrando por que Salvador é “o país da diversidade”. Timbalada, Durval Lelys, Grupo Revelação e Silvano Salles também marcaram presença, com um destaque para a banda La Fúria, que pelo segundo ano consecutivo, abriu o bloco “As Muquiranas“.

Nomeado em homenagem a Osmar Alvares Macedo – músico e um dos precursores do trio elétrico e da guitarra baiana -, o Circuito Osmar é considerado o mais tradicional do Carnaval de Salvador. Englobando a Avenida Sete, Praça Castro Alves e Avenida Carlos Gomes, têm sido palco de grandes artistas desde a criação do Carnaval, na década de 50.

Com um sábado marcado por diversidade musical, participações especiais e energia contagiante, o 3º dia oficial do Carnaval de Salvador reafirmou a grandiosidade da festa no Circuito Osmar.

Se alguém anotou a placa, me avise (e me chame para ir de novo)! Nos vemos em breve!

Programa Corra pro Abraço intensifica ações para garantir assistência durante o Carnaval de Salvador

Artigo anterior

Trio Elétrico Fica Preso no Viaduto da Gabriela e Causa Congestionamento em Salvador

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Cultura