0

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) realiza nesta quinta-feira (9), em Salvador, uma sessão especial em homenagem ao engenheiro e empresário Norberto Odebrecht, que completaria 105 anos nesta data. O evento também marca os 80 anos de fundação do Grupo Novonor (antigo Grupo Odebrecht) e os 60 anos da Fundação Norberto Odebrecht, braço social da companhia.

Proposta pelo deputado estadual Eduardo Salles (PP), a cerimônia deve reunir autoridades públicas, representantes de instituições parceiras e integrantes do grupo empresarial. Entre os nomes confirmados estão a presidente da Alba, Ivana Bastos, o presidente do Conselho de Curadores da Fundação, Norberto Odebrecht Neto, e a diretora da instituição, Cristiane Nascimento.

Fundado em 1944, o grupo empresarial, hoje conhecido como Novonor, tornou-se um dos maiores conglomerados do país, com destaque na engenharia pesada por meio da Odebrecht Engenharia & Construção, que já executou mais de 3 mil obras em 37 países. A companhia mantém cerca de 18 mil colaboradores, com presença ativa nas Américas e na África.

A sessão também dará destaque ao trabalho da Fundação Norberto Odebrecht, criada em 1965, que atua com foco em educação, desenvolvimento territorial e sustentabilidade. Seu principal programa, o PDCIS, desenvolvido desde 2003 na região do Baixo Sul da Bahia, já beneficiou cerca de 700 mil pessoas, segundo a entidade. O projeto recebeu prêmios como o Prêmio ao Serviço Público das Nações Unidas (2010) e foi reconhecido como a melhor ONG da Bahia em 2022, pelo Instituto Doar.

O evento contará com a presença de representantes de instituições como o Ministério Público da Bahia, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), a Associação Comercial da Bahia (ACB), a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), o Sistema Fecomércio e o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). Um dos momentos simbólicos da cerimônia será a participação do agricultor Jailton Ribeiro, beneficiado por programas sociais da Fundação.

Norberto Odebrecht, nascido no Recife em 9 de outubro de 1920, mudou-se ainda na infância para Salvador, onde iniciou sua trajetória profissional aos 15 anos na empresa da família. Em 1944, fundou a Construtora Norberto Odebrecht, embrião do que se tornaria um dos maiores grupos empresariais do país. Além de empresário, foi autor de obras sobre gestão e valores humanos, como “Educação pelo Trabalho” e “Sobreviver, Crescer e Perpetuar”. Faleceu em 19 de julho de 2014, aos 93 anos, em Salvador.

A sessão especial na Alba reforça o legado empresarial, educacional e social de Norberto Odebrecht, cujo trabalho continua impactando milhares de vidas por meio da Fundação que leva seu nome.

MP recomenda correção no uso de câmeras corporais por policiais na Bahia após constatar subutilização

Artigo anterior

Você pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Capital